TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imprensa Alternativa Feminina na Década de 70

Por:   •  22/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.989 Palavras (20 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

  

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS  

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA

PROF. DRA. GLEIDIANE DE SOUSA FERREIRA

 

 

ÉGINA BESSA FERREIRA 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPRENSA ALTERNATIVA BRASILEIRA E FEMINISTA NA DÉCADA DE 70: O jornal Nós Mulheres como porta-voz feminina, um meio de denunciar e relatar os problemas causados pela desigualdade de gênero.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL – CE

2022

ÉGINA BESSA FERREIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPRENSA ALTERNATIVA BRASILEIRA E FEMINISTA NA DÉCADA DE 70: O jornal Nós Mulheres como porta-voz feminina, um meio de denunciar e relatar os problemas causados pela desigualdade de gênero.

 

Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa em História, do curso de Licenciatura em História, como parte dos requisitos necessários para a obtenção de notas. Professora: Dra.

Gleidiane de Sousa Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOBRAL – CE

2022

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO        5

2. JUSTIFICATIVA        9

3. OBJETIVOS        11

3.1 OBJETIVO GERAL        11

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        11

4. REFERENCIAL TEÓRICO        12

5. METODOLOGIA        16

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPRENSA ALTERNATIVA BRASILEIRA E FEMINISTA NA DÉCADA DE 70: 

O jornal Nós Mulheres como porta-voz feminina, um meio de denunciar e relatar os problemas causados pela desigualdade de gênero.

 

 

RESUMO

O trabalho tem o intuito de analisar a imprensa alternativa feminista no Brasil na década de 70, em um período ditatorial, onde as mulheres encontravam uma forma de colocar em pauta os seus temas e problemas da época e de denunciar injustiças referentes à desigualdade gênero e da sociedade em si. Diante disso, será analisado, em especial, o Jornal Nós  Mulheres (1976 – 1978), que foi um dos meios de dar voz ao movimento feminista, buscando assim tratar sobre o posicionamento das mulheres nas questões políticas, e a influência que o jornal teve à outras mulheres, para a  luta pelos seus direitos, e dessa forma foi fortificando o feminismo  na época.

 

Palavras Chaves: Imprensa Feminina. Desigualdade de Gênero. Movimento

Feminista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

  Contextualizando o período do tema proposto, é importante entender que o Brasil foi marcado pela ditadura militar durante os anos de 1964 e 1985. Nesse período foi decretado a lei de Nº 1.077[1], em 1970, que impossibilitava à liberdade de expressão para a imprensa que tinha uma grande circulação como: Última Hora e Correio da Manhã, no meio à censura foi surgindo periódicos, que não fazia parte da imprensa oficial, mas sim jornais alternativos ou nanicos que expressavam suas ideias e opiniões contra o regime militar, e nisso essa imprensa foi ganhando uma grande circulação entre a população. Assim como afirma KUCINSKY (2001, p.16), na obra Jornalistas e Revolucionários: nos tempos da imprensa alternativa, a imprensa alternativa ela surge com desejos das gerações de 1960 e 1970 de protagonizar sobre as transformações sociais que aconteciam nesse período, onde os autores desses jornais eram de esquerda, de movimentos sociais que lutavam contra o autoritarismo, que tomavam a sua voz contra a censura que não era somente para assuntos políticos, mas também morais. A onda desses jornais foi tão grande, que foram produzidos cerca de 150 periódicos, porém tiveram poucos anos de circulação após não resistir a opressão da ditadura. Tiveram, portanto, um papel importantíssimo de oposição e resistência na ditadura militar no Brasil. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (245.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com