TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM HISTÓRIA PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

Por:   •  7/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

(PE:VAE)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Higor Rocha Lopes da Silva

RA:2075778

POLO DE JANDIRA

2021

IDENTIFICAÇÃO

Aula ministrada para 9º ano do Ensino Fundamental II, Disciplina História, Tema da aula: Ascenção de Getúlio Vargas ao poder e insatisfação dos paulistas, Quantidade de aulas: 3(três) aulas.

a) Conteúdo: Será ensinado na aula os motivos que levaram Getúlio Vargas ao poder e o contexto que o Brasil vivia na época, desde economicamente até a política café com leite presente por causa das oligarquias, sendo ela predominantes de São Paulo(café) e Minas Gerais ( leite).

b) Objetivos: Apresentar aos alunos o contexto que o Brasil vivia. Ensinar o porquê o período vivido desde a proclamação era chamado República Café com Leite. Relatar de forma resumida a eleição de 1930. Identificar o que é relatado como motivo principal da tomada de poder por Vargas e seu grupo.

c) Recursos: Serão usados para esta aula, além do quadro negro para possíveis anotações, rádio para fundo musical com músicas da época o livro didático e recortes de xérox jornais da época. Será ministrada na sala de aula.

d) Etapas da aula

Introdução: A parte mais importante de uma aula, ou de qualquer coisa antes desconhecida é a introdução, pois nela, é definido o interesse ou desinteresse pelo assunto a ser tratado. No primeiro momento da aula, antes mesmo de ser pedido para abrir os livros será entregue aos alunos as cópias do jornal da época, jornal O GLOBO edição de 31 de outubro de 1930 com foto de Getúlio Vargas. Com isso eles poderão ver a diferença entre épocas e tocar em algo da época, tornando-os participantes do momento, não apenas leitores.

Outra parte importante desta introdução deve ser a conexão dos alunos com o tema, outra parte importante e diferencial da aula será o fundo musical de músicas de época, tais como Noel Rosa e outros. A música tem poder de transportar seus ouvintes a diferentes épocas.

Com os alunos já ouvindo músicas da época do tema, podendo tatear uma parte do jornal da época será então perguntado o que eles conhecem ou já ouviram falar sobre a Revolução de 1930 e sobre Getúlio Vargas.

Desenvolvimento da aula: Com os alunos já familiarizados ao tema serão apresentados os subtópicos da aula.

  • Descontentamento com a indicação de Júlio Prestes por parte de Washington Luís, ia contra os interesses
  • Crise de 1929, o preço do café despencou no mercado, muitos perderam lucros.
  • Assassinato de João Pessoa, candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas.

Toda aula sobre Getúlio Vargas precisa iniciar com esses três tópicos sendo ensinados e desenvolvidos na mente dos alunos.

Os alunos já estarão conectados ao ambiente de 1930 através da música e da temática colocada na introdução da aula, então abordar assuntos sobre a crise da Bolsa de Nova Iorque em 1929 e o efeito que ela causou no preço do café uma das principais fontes na economia brasileira na época.

Dentro do contexto, indicar aos alunos como a política no Brasil sempre foi feita através de interesses dos grupos melhores economicamente, a elite sempre definiu os rumos do Brasil.

Atividades para os estudantes: Atividade será em grupo com no máximo cinco pessoas onde o exercício será criar uma matéria de jornal como se estivessem em 1930 e explicar pra população tudo o que está acontecendo e o que motivou para que acontecesse.

e) Avaliação

Será o diálogo dos alunos sobre o assunto abordado, através do que cada grupo disser e escrever e apresentar aos demais serão avaliados.

f) Referências

José Murilo de Carvalho, Forças Armadas e Política no Brasil

Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil

Boris Fausto, História do Brasil

Acervo Jornal O GLOBO

AULA 2

  1. Conteúdo: Será ensinado na aula as primeiras mudanças que Getúlio Vargas fez ao estar no poder do governo federal e os efeitos que as mudanças causaram na vida dos brasileiros chegando até a insatisfação paulista que culminou na Revolução de 1932.
  2. Objetivos: Fazer com que os alunos percebam e identifiquem o quão uma mudança radical não somente na figura central do poder executivo, mas também a filosofia de trabalho muda a história de uma nação. Exclusivamente sobre o governo de Vargas explicar o impacto que sua chegada trouxe para um frágil Brasil que sofria também com a crise internacional de 1929.
  3. Recursos: Assim como na primeira aula serão usados para esta aula, além do quadro negro para possíveis anotações, rádio para fundo musical com músicas da época o livro didático e recortes de xérox jornais da época. Será ministrada na sala de aula.
  4. Etapas da aula

Introdução: O momento mais importante da aula sem dúvidas é a introdução pois através da didática o professor consegue prender a atenção do aluno e fazer dele o participante ativo do momento, como se estivesse no exato momento narrado na aula.

No momento da introdução irá retornar ao desenvolvimento da aula 1, lembrando aos alunos que Getúlio chega ao poder através de uma revolução e para manter-se precisou tomar algumas atitudes que hoje chamamos de totalitárias, ou seja, de maneira em que foi decretada, não consultando a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com