TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medicina e Natureza Indígena América

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

OTEIRO DE ÁUDIO

TÍTULO: Wayuus e suas cosmovisões.

DISCIPLINA: História da América I – PROFESSORA: Lorena Zomer.

ROTEIRISTAS – APRESENTADORES: Luka Kawan Lopes, Matheus dos Santos, Ricardo Milek.

EDIÇÃO: da equipe.

TEMA

FALA (TRANSCRIÇÃO)

Fala – Introdução sobre o gosto pessoal em estudar as medicinas

naturais

Vamos falar um pouco sobre a natureza, sobre medicina e sobre a importância que tem o mundo natural para os Wayuus, que é uma coisa muito linda de se ver, uma coisa que remete realmente nossos antepassados a uma cultura que muitas vezes é ignorada, mas está presente ainda, um símbolo de resistência que podemos continuar observando e cada vez mais aprendendo sobre ela. Em tempos de desconstrução, repaginação do que a gente vem aprendendo, do eurocentrismo implícito em qualquer tipo de conhecimento estudar os Wayuus acaba sendo uma forma bastante prática de se colocar como um agente de contracultura.

Eu tenho um carinho muito especial pelas medicinas naturais, por estudar essas temáticas principalmente no Brasil, que diz respeito as tribos indígenas ao uso da medicina para os guerreiros e tudo mais, então é um tema muito legal de se debater.

Fala – Importância da medicina natural para os Wayuu

A medicina tradicional é usada há milhares de anos e seus praticantes têm contribuído muito para a saúde humana, particularmente como provedores de cuidados básicos de saúde no nível comunitário.

As plantas medicinais são de vital importância na cultura Wayuu e por possuírem um grande poder curativo, sendo algo natural por não conter produtos químicos, portanto a medicina natural dos nativos é complementada com a medicina convencional de hospitais e centros de saúde que beneficiam o povo e povos Wayuu assentados na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela.

Fala - Principais plantas: Aloe Vera, Pião-Roxo, El dividivi

A Aloe Vera é uma planta com propriedades medicinais e cosméticas (até para emagrecer), sendo-lhe atribuídas até propriedades extra medicinais. Por exemplo, algumas famílias deixam esta planta pendurada na entrada de sua casa, como um guardião contra o mal ou dano que um possível inimigo pode fazer a eles ao entrar.

Os Pião-Roxo são usadas para estourar tumores postulados. A decocção das folhas é usada para remover as cólicas. é indicada para infecções renais. As raízes são usadas como diurético. O látex é aplicado em queimaduras, mas deve ser aplicado com cautela, pois pode causar dermatite de contato. A folhagem é usada para esfregar álcool para dores nos ossos machucados. É espalhado na parte afetada duas ou três vezes ao dia.

O El dividivi é adstringente; as flores são aromáticas e usadas contra doenças cardíacas e dispepsia; as raízes são usadas como antissépticos em ulcerações e contra gangrena; na Colômbia, eles preparam uma bebida purificadora do colesterol. As frutas infundidas são usadas para gargarejo contra amigdalite e para prevenir e curar o câncer.

Fala – Formação de um Out (Espécie de médico)

os Wayuu possuem pessoas com amplo conhecimento botânico, que normalmente é transmitido apenas de geração em geração. Os outs são médicos tradicionais que possuem dons especiais, já que sabem interpretar sonhos, e o significado do voo e do canto dos pássaros. Um Wayuu vira out por uma revelação que ocorre enquanto dormem, geralmente essas revelações ou sonhos costumam acontecer aos 15 anos e são feitos por um ancestral ou pela mesma planta medicinal. Na sociedade Wayuu é aceito que uma planta se revela ou fala através dos sonhos. Mas não apenas durante o sono, um Wayuu pode se tornar out, por meio de seus ancestrais, seja porque seu pai ou avô foram outs. Ao contrário de um médico, um jovem que sonha que deve ser out se fecha com um Piaché ou com um outro out por um mês para prepará-lo, instruí-lo e ensiná-lo os segredos que todos devem saber, também realizam encontros com antepassados ​​que foram outs ou piaché; Enquanto isso acontece fora da sala um ritual, e uma vez o ensino acabou, o jovem pode ir visitar os enfermos e tem o poder de curar.

Fala – Piaché (Espécie de vidente)

Mas dentro da cultura Wayuu não há apenas outs, há também uma piaché, que tem a virtude de adivinhar certas manifestações, revelar problemas de vários tipos, adivinhar doenças e possuir o dom de curar, atuam por meio da observação, seja pela olhando um cigarro aceso ou simplesmente olhando para o paciente. A piaché atua por meio de um espírito que desce sobre ela e se torna um instrumento para curar e aliviar a alma, quase sempre os espíritos que a possuem são ancestrais de uma mesma família que foram outs ou piaché.

Fala – Dificuldades encontradas pelos wayuss

Os Wayuss têm um uma ligação extrema com a natureza e essa ligação tá cada vez diminuindo pelo por diversos conflitos. A água tá cada vez ficando mais restrita, tendo menos água para população porque o rio que atravessa a região foi privatizado, então agricultura do local é quase impraticável. Mas o povo segue resistindo. Podemos ver um pouco desse cenário sobre o que os Wayuus têm passado no documentário, disponível no YouTube: Espíritos Guerreiros: História de Resistência dos Wayuus nesse documentário é mostrado como o povo, é resistente. Eles passaram por diversas tentativas de mudar sua cultura, de se tornar de pessoas diferentes se mantiveram ainda carregam toda essa cultura todas as suas tradições até os dias de hoje. É um povo para se admirar cada vez mais e trazer como conhecimento e inspiração para o nosso povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com