TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicalidade na História e a Historicidade na Música

Por:   •  20/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

        A musicalidade na História e a Historicidade na música

A utilização da linguagem musical associada ao Ensino de História, é um privilégio. Implica à construção do conhecimento com exercício que busca maior ênfase na motivação e no prazer, ocasionando um olhar de envolvimento entre Professor e aluno, trazendo a arte aliada à uma forma inovadora de conhecimento.

        Trazer para a sala de aula essa nova percepção é, sem dúvida, uma ideia que proporcionará uma forma de rompimento com o ensino engessado e criará um novo mecanismo de compreensão do assunto proposto.

        O Ensino de História pode ser aliado a música, pois propõe ir além do já existente. A musicalidade na História e a Historicidade na música, visa uma interface de relação mútua com os conceitos tratados. Analisar a narrativa histórica através da música concebe uma nova perspectiva de trabalhar o imaginário, afinal, música fala de emoções, e o compartilhar dessas emoções oportuniza um espelhamento entre Professor e aluno.

A música proporciona uma conexão, e essa conexão que é reforçada pelo conhecimento, nos toca como orquestra, com seus movimentos conectados, emitindo as notas dos saberes, dos aprendizados e dos compartilhamentos. A produção do ensino vai além dos saberes e razões, é também o exercício constante de dar sentidos as emoções para que haja significado nas relações entre passado e futuro.

Com o simples ato de afinar um violão e tocar uma melodia, foi possível a comunicação de ideias, sentimentos e ações de uma luta que outrora fora de sonhadores revolucionários, demonstrando seus sonhos e lutas. Lidar com diferenças e respeitar a cultura do outro, é entender que a alteridade existe e é uma produção de lugar e tempo. A arte da musicalidade neste momento da aula, foi criada para sensibilizar, para permitir uma reflexão, como uma facilitadora, haja vista a boa receptividade.          

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com