TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOITE ESCURA DO ESTADO NOVO

Por:   •  20/6/2015  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUIZ REID[pic 1]

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MACAÉ

Por

FLÁVIO RODRIGUES DOS SANTOS

TRABALHO DE HISTÓRIA: RESENHA SOBRE A HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1926-1996)  A NOITE ESCURA DO ESTADO NOVO.

MACAÉ RJ

2015

Fundação Educação Luiz Reid

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Aluno: Flávio Rodrigues dos Santos.                

Professor Meynardo

Disciplina: Pedagogia. Primeiro Período

Compreende-se que o texto nos levar a pensar nos principais registros sobre a escola e a educação desde a América Portuguesa até o século XX, com foco em eixos temáticos amplos. Trata-se de estudos sobre temas específicos da História da Educação.

Observa-se a trajetória da escola pública no Brasil através de uma História Social, mas também fazem críticas à implantação e difusão dessa importante instituição na sociedade brasileira. Descreve-se o processo como uma travessia, que envolveu não somente interesses ligados à educação, mas também políticos e econômicos. A escola assumiu no século XX a função de dispositivo de construção do país, o processo de expansão e consolidação da escola pública e dos processos históricos vividos ao longo do período.

Discute-se a expansão da educação escolar e suas relações com a população brasileira, principalmente com vistas à função que o Estado exercia nas primeiras décadas do século XX. Observa-se o Estado Novo, denominado como “noite escura”, que é apresentado como período em que a escola pública se voltou aos processos de modernização e formação de mão de obra, necessários ao país em desenvolvimento. Descreve-se o fortalecimento de movimentos em prol da escola pública e da inserção de alunos das diversas regiões e camadas sociais.

         Elabora-se um panorama da educação pública da década de 1960 até a LDB de 1996. Além de mostrar as várias faces da escolarização, abordando a educação de jovens e adultos analfabetos a Reforma Universitária de 1968, a incorporação da Educação Infantil e os processos legislativos que culminaram, finalmente, com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação em 1996

Preocupou-se em se pensar a escola pública como instituição que se movimentou atendendo não somente a questões políticas, mas também de acordo com as diversas representações que se tinha sobre Educação no início do século XX. Aborda-se as diversas ideias sobre a escola que circularam no período e suas práticas materializadas na criação e no cotidiano das escolas públicas em algumas regiões do país.

Nota-se um tema que ainda apresenta poucos estudos aprofundados: o Mobral e as campanhas de alfabetização de jovens e adultos. A educação popular, conforme foi observada pelos autores, certamente merece maior destaque na pauta de pesquisas sobre a História da Educação no Brasil.

Conclui-se que a escola pública e a escola popular tiveram trajetórias bastante recortadas por instabilidades, angústias e esperanças que deve sempre fazer parte das múltiplas compreensões sobre essa instituição tão presente na constituição da sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (747.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com