TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Humana

Pesquisas Acadêmicas: A Origem Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 3

1- Encontramos diversas teorias sobre origem humana. Entre elas, encontramos a teoria elaborada por Charles Darwin. Esta teoria explica que:

Darwin mostra que a diversidade biológica é uma geração modificada, onde mostra que os nossos ancestrais se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se dividem de forma ancestrais.

2- Verifique as afirmações abaixo:

De acordo com as afirmações acima, assinale corretamente:

Por causa da variação de comportamentos efetivo entre os diferentes povos,o comportamento da pessoa depende de um aprendizado que se constitui desde o começo (infância) , na cultura à qual ele foi inserido, a aprendizagem é permanente.

3- “No início da história humana, nossos ancestrais eram muito semelhantes a um macaco. Tinham mais pelos pelo corpo, o cérebro era menor e a mandíbula maior. A postura não era totalmente ereta, e as mãos não tinham muita habilidade, pois o polegar ficava mais próximo dos outros dedos. O tamanho do cérebro foi aumentando muito devagar, como também a postura ereta surgiu gradualmente, e igualmente o polegar opositor não surgiu repentinamente. A cada geração, mudanças muito sutis transformaram a espécie, e nesse processo a cultura teve um papel fundamental, pois possibilitou ou exigiu que nosso ancestral desenvolvesse comportamentos capazes de mudar nossa estrutura biológica. Um exemplo: sabemos que o surgimento da fala tem relação com duas características que são a posição da laringe resultante da postura ereta e a utilização das mãos para trabalhos de fabricação de instrumentos. Ao fabricar os chamados instrumentos de “pedra lascada”, nosso ancestral permitiu operações mais complexas e passou a utilizar uma área do cérebro, que é a mesma que nos permite falar”.

O trecho acima refere-se exclusivamente:

A seleção natural é um mecanismo natural pelo qual os mais aptos membros de uma espécie sobrevivem para passar adiante a sua informação genética.

4- Verifique os conceitos abaixo e, em seguida, complete a lacuna corretamente:

I) _______________: forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.

II) _________________: todo comportamento que não é baseado nos instintos, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivência (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos (a cor branco simboliza a paz, ou o tipo de vestimenta simboliza status).

III) Segundo os teóricos ­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________, todas as espécies vivas foram surgindo das transformações de outras já existentes, dando origem a novas espécies, enquanto outras se extinguiram.

Por que são as se se enquadram , e dão sentido a frase.

5- Complete corretamente a lacuna do trecho “Idéia sobre a origem da cultura”, extraído do livro “CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO”:

“A _____________ desenvolveu-se, pois, simultaneamente com o próprio equipamento biológico e é, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com