TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA REPÚBLICA

Por:   •  13/11/2021  •  Artigo  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PRIMEIRA REPÚBLICA/ REPÚBLICA VELHA/ REPÚBLICA OLIGÁQUICA

Até novembro de 1889, D. Pedro II governou o Brasil como Imperador.

No dia 15 de Novembro de 1889, a República foi proclamada no Brasil, sendo que, essa data significou uma grande mudança na forma de governo do brasileiro, o qual era governado por um monarca.

A monarquia foi derrubada por um grupo de militares e cafeicultores, através de um golpe, o qual fez com que o então imperador D. Pedro II fosse deposto e fugisse para o exílio.

Quem assumiu o governo provisório no cargo de primeiro presidente da República brasileira foi o militar Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891).

Mas o que significa República?

A palavra República vem do latim “res pública” e significa “Coisa Pública”.

Após a proclamação da República, algumas importantes medidas foram estabelecidas, dentre elas estão:

  • Federalismo: Sistema político, onde vários estados se reúnem e formam uma nação(país), porém, cada um possui a sua própria autonomia.
  • Criação de registros de Nascimento, Casamento e Óbito. Antes da República, o único documento que os brasileiros possuíam era a certidão de Batismo, a qual era expedida pela Igreja Católica, religião oficial do Brasil.
  • Decreto de grande naturalização: Todos os estrangeiros residentes no Brasil passariam a ser cidadãos brasileiros.

Questões

  1. Em qual data o Brasil deixou de ter a monarquia como forma de governo e teve a República proclamada?

_______________________________________________________________________________

  1. Qual o significado da palavra República?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Quais foram os documentos criados após a proclamação da República?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. O que quer dizer Federalismo?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O VOTO NA PRIMEIRA REPÚBLICA

O voto foi garantido aos homens, maiores de 21 anos. Mulheres, analfabetos, mendigos e soldados não tinha o direito ao voto.

O voto era aberto, ou seja, os eleitores eram obrigados a revelar na frente de outras pessoas em qual candidato estavam votando.

Os coronéis e o voto do cabresto

[pic 2]

Os coronéis foram muito importantes durante a Primeira República. Eles eram fazendeiros que andavam armados e diziam oferecer proteção para as pessoas de sua região.

Os coronéis se envolviam na política, apoiando candidatos. Durante as eleições esses coronéis obrigavam os eleitores que viviam sobre o seu controle nas fazendas a votarem em seus candidatos. Tal fato ocorria através da troca de votos por roupas, alimentos e empregos. Caso as pessoas se recusassem a votar eram ameaçadas ou vítimas de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com