TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÉ HISTÓRIA

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A obra História da Moda: Uma Narrativa, foi lançada em 2004, por João Braga, e relançada sua 10ª edição em 2017. Esta obra leva o leitor, de maneira simples e objetiva, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, com informações sobre a história da indumentária da moda.

CAPÍTULO 1

PRÉ HISTÓRIA

ANTIGUIDADE ORIENTAL

Mesopotâmia, Egito

Pré-História

Segundo interpretações históricas, cobrir o corpo foi uma necessidade dos seres humanos, que inicialmente usavam folhas de vegetais.

Posteriormente, o homem pré-histórico buscou cobrir seu corpo com a pele dos animais das caças, com o intuito de se proteger principalmente do frio e também como adorno, pois acreditavam que mostrando os dentes e garras dos animais ferozes iriam se impor aos demais, exibindo assim, sua bravura.

Passaram a utilizar o processo de mastigação e a untar a pele com óleos e gorduras animais para deixa-las mais macias e para impermeabilizá-la.

Deixaram de ser nômades e começaram a criação de gado e a prática da agricultura.

O linho proporcionou a técnica de feltragem, que após evoluiu para a tecelagem.

Antiguidade Oriental

Mesopotâmia

Região situada entre os rios Eufrates e Tigre, no atual Oriente Próximo, de clima quente e solo fértil, foi considerada o berço das civilizações humanas.

No que diz respeito à indumentária, costumavam usar um saiote chamado kaunakés, caracterizado pelos tufos de lã visíveis na parte externa da peça. Os homens usavam seus kaunakés um pouco curtos e o torso nu, já as mulheres os vestiam longos e cobrindo o colo, eram enrolados ao corpo em forma de espiral. Com o tempo, passaram a utilizar uma espécie de túnica com mangas.

Ambos os sexos costumavam ter os cabelos longos, e cacheá-los era muito comum. As cabeças não eram muito ornamentadas, porém usavam um gorro ou barrete frígio, para os gregos, era comum entre os homens, que também usavam brincos. No pés, usavam um tipo de bota de couro com o bico levantado, o que era uma das característica oriental.

O tecido utilizado na região foi o algodão, a lã, o linho e com o tempo, a seda chinesa. A suntuosidade das roupas e seus complementos, como normalmente em qualquer cultura,

Da mesma forma que em outras culturas, a roupa e seus complementos, indicavam a posição de prestígio de quem às usava na sociedade.

Egito

No Egito, as roupas e os adornos tinham a função de distinção de classes entre o povo.

O traje típico era o chanti, uma espécie de tanga para os homens, e o kalasíis, uma túnica longa masculina e feminina.

A cor predominantemente era o branco, utilizavam fibras naturais vegetais, como o linho e o algodão.

Os egípcios raspavam a cabeça, pois o piolho era uma praga local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com