TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Partilha da África

Por:   •  10/1/2021  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

        África sob dominação colonial, 1880-1935

        A instauração e exploração do sistema colonial entre 1880 e 1935 causaram intensas transformações no continente africano. Até o início de 1880 apenas uma porção isolada da África estava sob dominação direta de europeus e em sua maior parte, era ainda governada e administrada pelos próprios africanos, em suas mais diversas formas de governo. Após 35 anos, apenas a Etiópia e a Libéria são áreas não colonizadas, a África se encontra quase que inteiramente dominada, sujeita aos interesses das nações europeias.

        Segundo Boahen, os africanos em sua maioria não tinham pretensão de mudar o modo com que se relacionavam com os europeus e muitos dirigentes africanos optaram pela defesa de sua soberania e independência, buscando adotar estratégias e táticas para alcançar esse objetivo comum. A estratégia do confronto foi a escolha de grande parte deles, que recorreram às armas diplomáticas ou às militares, quando não empregando as duas, como foi o caso de Samori Touré e Kabarega. Porém, qualquer que tenha sido a estratégia dos países africanos, nenhum deles, com exceção dos já mencionados Libéria e Etiópia, conseguiu preservar sua soberania. Munidos de novas armas, com maior potência e capacidade de carga que as armas africanas, os europeus estavam obstinados a exercer controle direto sob o continente africano e no início da Primeira Guerra Mundial, a África já havia tombado sob o jugo colonial.

Causas da partilha

        De acordo com Uzoigwe, apesar da iniciativa dos historiadores desde 1880 para encontrar explicações a cerca das questões a respeito da partilha da África e do novo imperialismo, nenhuma delas se mostrou totalmente aceitável, sendo o tema um  emaranhado de interpretações tão contraditórias. Godgrfey Uzoigwe examina diferentes teorias que buscam explicar as motivações por trás e aponta três acontecimentos que marcam o início a colonização da África:

  • o interesse de Leopoldo I, rei belga, em explorar os Congos em 1879, que resultou na criação do Estado Livre do Congo,
  • as expedições africanas, que em 1880 conseguiram a anexação de propriedades rurais afro-portugesas de Moçambique, firmando ali uma colônia.
  • a política francesa, de caráter expansionista, que entre 1879 e 1880 manifestou a participação da França com o Reino Unido no controle do Egito;

Conferência de Berlim

        Reunindo as principais potências interessadas no território africano, em um total de 15 países, foi realizado entre 15 de novembro de 1884 e 26 de novembro de 1885, a Conferência de Berlim.

        A conferência não tinha inicialmente o objetivo da partilha da África mas terminou com a distribuição dos territórios e estabelecendo as regras quanto a ocupação de territórios nas costas africanas. Sem conhecer o território africano, líderes europeus dividiram o continente em cerca de quarenta unidades políticas, sem nenhuma pretensão de preservar limites territoriais já existentes. Especialistas consideram inaceitáveis as novas fronteiras, por julgam arbitrárias, apressadas, artificiais e aleatórias, pois distorcem a ordem política nacional pré-europeia. Cerca de 30% da extensão total das fronteiras são formadas por linhas retas, e cortam arbitrariamente as fronteiras étnicas e linguísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com