TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política Colonial

Por:   •  28/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Política colonial, analisar a foto para como texto

A história da educação no Brasil foi construída de maneira de modo que aqueles que estivessem em uma condição melhor financeiramente queriam subordinar ou dominar aqueles que estivessem em condições praticamente subumanas. Podemos analisar que um desses períodos históricos em que o Brasil passou por essa característica fora no na época da escravidão situada no século XVI e XVII, onde os portugueses através da pratica do medo, da disciplina manter em meios de submissão os que na visão deles não poderiam aprender mais do aquilo que se pensava fosse necessário.

Um século antes, no período da descoberta ou invasão portuguesa no país, a pratica que adotavam como educação foi a catequese dos ameríndios dos quais eram habitantes de fato do território. Essa pratica tinha como objetivo impor o modelo da igreja como educação negligenciando a cultura dos povos que viviam aqui. E isso muda no período da escravatura brasileira que as praticas utilizadas ficaram também marcadas na nossa sociedade e que essa pratica refletem na nossa educação e de como ela transplantada na nossa sociedade de maneira muitas vezes subversiva, caracterizando a nossa sociedade no cerne do preconceito intuitivamente, pode se pensar que essa pratica não acontece e que o pai que se denomina multicultural, muitas vezes fecha os olhos e não dar a atenção devida a esse problema que está intrínseca na sociedade.

Podemos definir segundo o autor do texto que a pedagogia da escravidão são as praticas empreendidas direta e indiretamente pelos escraviza dores para enquadra, condicionar e preparar o cativo á vida sob a escravidão, desse jeito deixá-lo em com menos esforço possível e sua função de viver para produzir a maior quantidade de bens, com o menor gasto. A educação se habituou da colônia ao império em habitua-se a normalizar os comportamentos dos trabalhadores escravizados e do controles daqueles sobre os cativos.

A forma de educação no período da escravatura é refletida nessa imagem ao lado que demonstra um lar que pode ser retratado com um de família de senhores de engenhos que tinha as posses dos negros em condições de escravidão e cuja praticas de educação eram no intuito de que os negros escravos estão ali para o servirem de todas as formas seja no campo, no trabalho forçado nas fazendas e nos engenhos onde aqueles que não obedeciam eram fortemente castigados de várias maneiras e predominantemente com praticas de torturas para aqueles que o vissem não fizesse e desse modo implantava o medo dos negros de quererem se revoltar, de questionar, de desobedecer. Fazendo assim com que eles estivessem sempre subordinados e se acostumassem com a vida que lhe foram impostas. Mas aqueles que não ficavam no trabalho forçado, ficavam nos lares juntos com as famílias dos seus senhores onde a forma de educação imposta era de servidão em todos os aspectos e que a educação que lhe ensinavam era em poucos casos de ler, contar e escrever e isso era em algumas ocasiões em que lhe permitiam algum tipo de educação formal.

A ideologia racista superava a contradição posta pela capacidade de aprender e executar as tarefas com criatividade com complexos revelados por mulatos filhos de pequenos, médios e grandões proprietários e propondo que ela devia- se a miscigenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com