TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pré História

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

A Pré-História

Definição de Pré-história

       Características específicas do homem

Períodos pré-históricos e suas implicâncias

a.1-  DEFINIÇÃO OBJETIVA.

> A pré-História é entendida acadêmica e sistematicamente, pelo período do surgimento do homem até a invenção da escrita, por volta de 3.500 a 4.000 anos, antes de Cristo (a.C). A história da Pré-História tem sua História, fato que justifica ser estudada.

a.2- A diferença básica entre História e Pré-História está no fato de que, enquanto a História ganhou caráter e credibilidade universal pelos registros escritos dos fatos e acontecimentos, a Pré-História, por falta desse modelo universal de registro, ficou no anonimato, até o século XIX, quando passou a ser estudada mais profundamente pelas Universidades.

b.1- CARACTERÍSTICAS DO HOMEM

> a postura ereta, liberalização das mãos (patas dianteiras), ampliação da capacidade cerebral e domínio de uma linguagem simbólica.

> viver em comunidade, dominar o fogo, domesticar animais e produzir alimentos agricultura)

> surgimento da política (discussão dos problemas comuns), organização social, economia (planejar o futuro)

> produzir e defender ideias (filosofia e cultura), de forma dialógica.

C.3- OS PERÍODOS PRÉ-HISTÓRICOS E SUAS IMPLICÂNCIAS. (efeitos).

C.3-1- Período PALEOLÍTICO (Idade da Pedra lascada).

- Esse foi o período mais longo da Pré-História, compreendendo de 500 mil a 10. Mil anos. Essas datas sofrem divergências entre os estudiosos, considerando a longevidade do período.

> No Paleolítico, também chamado de pedra lascada ou velha, as tribos eram nômades, coletores e caçadores. Migravam para longas distâncias para garantir a sobrevivência.

> os seres (humanos) desse período ainda não tinham ação transformadora da natureza, nem inteligência abstrata. Tudo era à base do instinto e ato concreto. Mais que irem em busca de alimentos a novos lugares, eles eram levados pela fome e pela sede (necessidade biológica).

200 mil anos (a.C), os primitivos conseguiram duas belas conquistas: dominar o fogo e usar a pedra para se ajudar na alimentação, defesa e ataque nas brigas entre si.

  • Pela longevidade do período Paleolítico, esse foi dividido em três períodos menores.
  • Paleolítico inferior
  • Paleolítico médio
  • Paleolítico superior.

C.3-1> Paleolítico inferior:

- 200 mil anos a.C, surgem os hominídeos, Australopithecus e homo habilis. Os Homo hábilis já haviam aprendido atuar em grupo para dominar as grandes caças. A linguagem dos Australopithecus desapareceu, mas o homo habilis evoluiu, chegando ao homo sapiens (que sabe), resultando-se no homem moderno, a nossa linhagem. Atuar em grupo foi um passo significativo do período, para haver cooperação e reciprocidade. ( diálogo mudo ou por sinal)

C.3-2 > Paleolítico Médio:

- 125 anos (a. C ), surge o homem Neandertal na atual Alemanha. Esses desenvolveram instrumentos mais sofisticados como arco, flecha, anzol, ponta de lança, além de terem bom domínio do fogo. Tinham linguagem mais evoluída de sinais e iniciaram as manifestações de caráter religioso, adorar ou venerar deuses do além, espíritos, enterramento dos mortos).

C.3-3- Paleolítico Superior.

-50 mil anos (a.C), surge um grande progresso cultural, aparecendo o homo sapiens sapiens (sabe que sabe). As maiores invenções desse período foram os arpão, pedra de corte fino, lâmina, agulha de osso, pintura rupestre, religiosidade mais evoluída (dar nomes às divindades).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com