TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE

Monografias: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ALEX SANDRO COSTA DE SOUZA

A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE

São Mateus,ES

2013

ALEX SANDRO COSTA DE SOUZA

A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

São Mateus. ES

2013

A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE

O cenário educacional brasileiro atual traz como desafio aos educadores de todos os níveis escolares as propostas para uma educação inclusiva.

Um dos aspectos mais evidenciado como possível obstáculo para inclusão efetiva de crianças com deficiência na rede regular de ensino é a falta de preparo dos professores e, especificamente, a falta de uma formação fundamentada na educação inclusiva.

Se a inclusão escolar traz a um novo paradigma de educação, é imprescindível que a formação dos professores também seja direcionada nessa perspectiva. Como o professor pode ter uma prática inclusiva, se na sua formação profissional não teve contato e não foi sensibilizado a respeito dessa nova maneira de pensar a diferença?

Assim, fica evidente que sem mudança de postura, que deve ser possibilitada desde a formação inicial, não há como realizar a inclusão de maneira significativa.

Um dos desafios que o professor tem enfrentado com relação à prática inclusiva, é o que se propõe uma formação docente que dê conta da diferença ou da diversidade, o que implica em deixar algumas fórmulas antigas para trás, pois as mesmas não correspondem a gama de diferentes situações que ocorrem na sala de aula.

No Brasil, o que tem sido feito para o rompimento de práticas pedagógicas de igualdade em favor de práticas pedagógicas da diversidade é, a orientação de suas políticas públicas para a educação de pessoas com necessidades educativas especiais. O professor como um dos autores desse processo, precisará está consciente do seu papel social e político, que deve ter início desde a sua formação. Para isso, as diferenças não podem ser colocadas como obstáculos e sim como recursos que podem enriquecer as relações humanas e promover transformações.

A importância da escola para que ocorra esse rompimento, é a formação docente que visa dotar o professor de uma consciência maior sobre o processo de inclusão e, deve ter como um de seus pilares o pressuposto de que a escola é um espaço nos quais todos tem capacidade de aprender. Uns de maneira mais específica do que outros.

O professor precisa conhecer o que a legislação contempla, a fim de ter consciência do que está acontecendo no âmbito jurídico, e de forma pode- se cobrar dos órgãos públicos o que se propaga na lei. Muito se fala sobre inclusão, mas o que mais se conhece é uma parte da lei que determina a entrada de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Corre- se para cumprir essa lei, mas não se luta pela qualidade da inclusão.

O novo paradigma de educação traz a valorização das diferenças, é preciso respeitar o indivíduo como um ser único, portanto, os professores não podem mais se valer da homogeneidade de métodos ou métodos iguais.

O despreparo dos professores é um dos pontos mais discutidos no processo de inclusão escolar, e apontados como uma dos principais obstáculos para uma educação inclusiva de qualidade. O que mais importa num processo de formação é desenvolver a consciência crítica do professor sobre a aprendizagem de seus alunos, sejam eles deficientes ou não.

A psicologia da educação tem em comum o fato de abordar questões relacionadas à educação, tratando de assuntos essenciais para a formação docente. A psicologia encontra se como uma das disciplinas que precisa auxiliar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que possibilitem a ele irem construindo seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, coloca no cotidiano.

A psicologia da educação deve contribuir para que os professores incorporem, em seu fazer, a noção de que estudantes possuem histórias e experiências, práticas linguísticas, culturas e talentos que devem ser trazidos para o ambiente educacional.

De acordo com a concepção interacionista, a função do professor é basicamente propor novos problemas para o aluno responder, não para buscar novas formas de ação no mundo, mas principalmente, para mudar o conceito que se tem das relações estabelecidas com a realidade concreta. Pela mediação, possibilita ao aluno a reconstrução de seu saber. Porém para fazê-lo o professor precisa saber como o seu aluno compreende a realidade, isso implica em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com