TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma Luterana

Por:   •  18/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

        A REFORMA LUTERANA

No início do século XVI o mundo passava por grandes transformações. Era o fim do feudalismo e início da era chamada renascentista. Humanistas e pensadores, formulavam e propunham grandes transformações no pensamento e nas relações humanas e sociais. A Igreja Católica e grande senhora feudal, estava em crise. Foi neste pano de fundo que surgiu Martinho Lutero, expoente mais proeminente da história no início do protestantismo.

        Porém Lutero não foi o único, nem o primeiro, antes dele já haviam homens com esse pensamento crítico em relação as ações da Igreja. Chamados de Pré-reformadores, nomes como John Wycliffe, John Huss, Jerônimo Savonarola e Erasmo de Roterdã, que já se opunham ao controle e aprisionamento imposto pela Igreja Católica. John Wycliffe, por exemplo, deu início aos pregadores leigos conhecidos como Lolardos, traduziu o NT para o inglês e foi chamado de Estrela D’Alva da Reforma. Erasmo de Roterdã, foi amigo e contemporâneo de Lutero. Todos, de certa forma, prepararam o caminho para as 95 teses de Lutero.

Lutero além de sacerdote era doutor em teologia e lecionava na universidade de Witemberg. Quando lançou suas 95 teses, não desejava romper com a Igreja, mas corrigir distorções na teologia da Igreja de sua época. Perseguido refugia-se no castelo de Wartburg, com a proteção do príncipe Frederico, o sábio. E com base nas Sagradas Escrituras, Lutero vai apontar para a centralidade de Jesus Cristo; quando vê o que a Igreja se tornou com a venda de indulgências, ele protesta. A sua reforma vai se caracterizar como uma reforma teológica e religiosa. Somente a graça, somente a fé, somente as escrituras.

        O pensamento de Lutero e outros reformadores influenciaram o mundo para as grandes mudanças. Outros fatores vão se apropriar de alguns aspectos dessa Reforma e atingir além da igreja, como a área da educação e as universidades, como, por exemplo, inicialmente o movimento reformista na região da Escandinávia ajudou no fortalecimento da cultura nacional daquela região, quando da tradução do NT para língua local de cada país.

        E hoje ainda o pensamento Reformista continua influenciando o comportamento pós moderno nas mais diversas áreas não só da Igreja como secular, no que diz respeito a ética, no tratamento com o próximo e suas relações, e no conhecimento de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com