TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre história e cinema

Por:   •  26/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

A relação entre história e cinema

 

O do  filme  Coração valente, tem como diretor Mel Gibson e é dos gêneros histórico, aventura, biografia e guerra. É um filme de nacionalidade Estadunidense e  baseia-se em fatos e personagens históricos, ocorridos em plena Idade Média (1314), época em que a Escócia estava ocupada pelos Ingleses, sob o reinado de Eduardo I.  Nessa época a Escócia estava enfraquecida pelas guerras travadas pelos clãs escoceses.

A trama foi posicionada durante Idade Média, em uma sociedade caracterizada pelo feudalismo, implantado na Inglaterra a partir do século XI. O filme, nos mostra o anseio do ser humano por liberdade, e o que é viver sob regime Monarquico.

O roteiro é baseado em um personagem principal ( Willian Wallace), usando de sua liderança e astúcia, conseguiu recrutar guerreiro para unirem-se a ele para enfrentar o exército Inglês, com idéia central  de reconquistar a liberdade de seu povo e a independência da Escócia. Foi por esse motivo que acabou sendo decapitado.

O personagem principal é construído em torno da história de vida de um garoto escocês durante a ocupação da Escócia pela Inglaterra, no século XII. Nessa época os clãs escoceses tanto lutavam contra os ingleses, quanto entre si, na esperança de ocupar o Trono escocês , ainda vazio.

Na primeira cena do filme, o jovem Wallace se depara com alguns camponeses de sua aldeia, mortos por enforcamento provocado por soldados ingleses, deixados pendurados em um celeiro. Essa imagem deixara a o jovem profundamente chocado e impressionado.

Revoltados com essa situação, os líderes dos clãs se reúnem e decidem lutar contra os ingleses. O resultado desse enfrentamento foi desastroso.  Isso resultou na morte do pai de Wallace. O garoto, percebendo a tirania do rei e dos nobres ingleses, durante o massacre de seu povo, começou a sua saga pelo desejo de liberdade.

Com a morte do pai, o jovem garoto foi morar com o tio, que lhe preparou fisicamente e intelectualmente.  O tio o ensinara ao adolescente a s línguas latim, francês e também como usar uma espada em uma guerra.  Já adulto o personagem  retorna a suas terras e logo participa de uma festa de casamento, onde encontra seu amor de infância, a jovem Murron.  A festa é interrompida pela chegada da guarnição do exército inglês, por um nobre inglês, que vem reivindicar o direto de dormir a primeira noite de núpcias com a noiva. Este nobre, fora instituído pelo Rei da Inglaterra. Diante do exposto, o noivo encontra-se irado e tenta iniciar uma luta contra o algoz de sua esposa, que por medo acaba rendendo-se a chantagem do nobre.  Isso esquenta a revolta de todos os presentes  contra a Inglaterra.

Wallace acaba casando-se com Murron em segredo, com isso seguem para viver em uma aldeia, guarnecida por uma equipe de oficiais ingleses.  No decorrer da história, Murron acaba sendo violentada por um soldado, tendo o ato sido presenciado por Wallace, até que ele consegue soltar-se e liberar sua esposa, que tenta fugir em um cavalo mas é interceptada e derrubada por soldados ingleses, enquanto Wallace trava uma luta contra os mesmos e não tomando  conhecimento deste fato.  Murron é aprisionada em um tronco de madeira e tem seu pescoço cortado pelo chefe da guarda, servindo de exemplos aos que subestimarem a Inglaterra por outra vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com