TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Historia - Revoltas

Por:   •  3/10/2019  •  Resenha  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO-CAMPUS ALTA FLORESTA.

THAYNA CATARINO E MICKAELA FERREIRA

3° ANO A

REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

                                                           

Alta Floresta- MT

Junho/ 2017

REVOLTA DA VACINA

A Revolta da vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. A principal causa que levou a revolta da população foi a campanha da vacinação obrigatória contra varíola, a mesma era realizada pelo presidente Rodrigues Alves e comandada pelo medico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A população, formada por pobres e desinformados, não conheciam a vacina e os efeitos que a mesma causaria, logo se recusaram a tomar a mesma. Muitas das pessoas se negavam a receber os agentes públicos que deviam aplicar o medicamento, reagindo, na maioria das vezes, com violência. Após a depredação de estabelecimentos públicos o governo suspendeu temporariamente a vacina e decretou estado de sitio na cidade.

Com força policial, a revolta foi controlada com varias pessoas presas e deportadas para o Acre. Ocorreu cerca de 30 mortes e 100 feridos durantes os conflitos, posteriormente ao controlada a situação, a vacina voltou a ser obrigatória e consequentemente em pouco tempo, a epidemia de varíola havia sido erradicada da cidade.

A REVOLTA DA CHIBATA

A revolta da Chibata aconteceu no dia 22 de novembro no ano de 1910 na cidade do Rio de Janeiro.  A revolta tinha como objetivo pôr fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento. O estopim do movimento foi o açoitamento do marinheiro Marcelino Rodrigues Resende, que levou 250 chibatadas por se envolver em uma briga com outro marinheiro na noite anterior.

Sob o comando de um marujo negro e analfabeto chamado João Candido, os marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo organizaram um protesto. Neste, tomaram o controle das embarcações e enviaram um telegrama ao presidente exigindo que os castigos fossem abolidos, os salários incrementados e uma folga semanal concedida a todos os marinheiros. Caso estes não fossem atendidos, iriam bombardear a capital, no caso o Rio de Janeiro, e os navios do governo. 

A partir daí o presidente Hermes da Fonseca juntamente com o seu governo decidiram então, ceder diante do ultimato dos protestantes, confiando no presidente foram entregues suas armas e os navios, mas Hermes não cumpriu com sua palavra e até mesmo baniu alguns marinheiros que faziam parte da revolta. Os marinheiros então não ficaram quietos diante do acontecido, estourando outro levante na Ilha de Cobras, mas o governo agiu contra eles, causando assim a morte de muitos marujos. João Candido foi atirado em um calabouço durante alguns anos e depois de livre ficou conhecido como Almirante Negro, o qual aboliu o fim da chibata na marinha.

GUERRA DOS CANUDOS

A Guerra de Canudos aconteceu de novembro de 1896 a outubro de 1897, no interior do sertão da Bahia, tinham como envolvidos, de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.

A rebelião deu-se em virtude da situação precária em que a população estava vivendo, sem-terra e obrigada a se submeter aos arroubos dos coronéis. As terras pertenciam aos grandes proprietários rurais que as transformaram em territórios improdutivos. Essa situação revoltou os sertanejos, que se uniram com Antônio Conselheiro, o qual pregava ser um emissário de Deus vindo para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República, como a exigência de se pagar impostos.

GUERRA DO CONTESTADO

A Guerra do Contestado foi um conflito armado ocorrido na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares. A guerra recebeu esse nome, pois os conflitos ocorreram numa área de disputa territorial entre Paraná e Santa Catarina. Sua principal causa foi à construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, onde milhares de famílias perderiam suas terras, gerando assim uma onda de desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com