TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: HISTÓRIA POR OUTRA VISÃO

Monografias: RESENHA: HISTÓRIA POR OUTRA VISÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CURSO DE HISTÓRIA

TEORIA DA HISTÓRIA

PROFª. RÉGIA AGOSTINHO

09 JUL. 2012

THIAGO SILVA DO ROSARIO

RESENHA: HISTÓRIA POR OUTRA VISÃO

SHARP, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter. A escrita da história: Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

James Sharpe é um historiador britânico atualmente docente da Universidade de York, na Inglaterra, que tem interesse na história social e cultural da Inglaterra moderna, além de ter trabalhos amplos sobre feitiçaria, história do crime e legislação.

No texto, A história vista de baixo, o Sharpe discorre sobre uma abordagem histórica que surgia em meados do século XX que tinha como característica o estudo dos que até então não tinham espaço na história, mudando a perspectiva do alto para o baixo.

A história tradicionalmente tinha-se sido feita sobre os relatos dos grande. O interesse pela história social e econômica mais ampla surge no século XIX, porém como foco ainda na elite. Haviam indivíduos incomodado com situação, Bertold Brecht em 1936 em seu poema Perguntas de um operário que lê evidenciou a necessidade de se ter uma perspectiva alternativa da história.

O primeiro a escrever a história sobre essa diferente perspectiva foi Edward Thompson com seu artigo Historu from Below na revista The Times Literary Supplement em 1966. Thompson não se preocupou apenas na reconstrução da experiência daquele grupo de pessoas ditas comuns, percebeu a necessidade uma analise mais profunda, tentando compreender o povo no passado à luz da sua própria experiência.

Com o crescimento dos movimentos trabalhistas houve um interesse maior dos marxistas pela história das pessoas comuns, mas segundo Hobsbawm eles não estudaram exatamente as pessoas comuns mas o movimento trabalhista e que isso não poderia substituir a história das pessoas comuns em si.

Emmanuel Le Roy Ladurie publicou em 1975 o que viu Best seller das obras medievais da época, o Montaillon, que retratou a vida dos camponeses com base nos registros inquisitoriais. Percebeu dificuldade no que diz respeito a fontes, quanto mais distante do pesquisador mais escasso a quantidade e a variedade de fontes e muitas dela nem são registros diretos.

Carlos Ginzburg na sua obra The Cheese and the Worms em 1976 explora o mundo intelectual de um moleiro italiano chamado Menocchio que teve complicações com a inquisição acabando executado em 1600. Assim mostrando uma nova perspectiva dentro mesmo da história vista de baixo.

Essas foram as primeiras e principais contribuições que serviram pra discutir não apenas o objeto de estudo mas suas metodologias também, recorrendo a modelos sociólogo e antropológicos, caindo por buracos porém construindo uma metodologia que desse conta um pouco mais, não deixando de lado também a contribuição dos Annalistas.

A história vista de baixo, serve como corretivo à história da elite, abre a possibilidade de uma mais rica compreensão da história.

Esta obra torna-se essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com