TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

E.E.M Vereador Oscar Manoel Conceição.

Eduarda Prochmann

Lucas Emanuel

Revolução Francesa

Solange - História

2016

Revolução Francesa

Eis uma revolução da sociedade, do pensamento, uma transição de sistemas, a implementação do capitalismo. Esses são dentre muitos outros fatores que ocorreram no período de 10 anos durante a Revolução francesa.

Motivações.

Houve muitos motivos para se dar o início da Revolução Francesa, uma crise econômica que agravava o país, a crise que era gerada por um efeito dominó desde a Guerra dos Sete Anos, onde a França queria conter o avanço da superpotência (Inglaterra), onde disputava território na América do Norte.

Foram sete anos de gastos, sete anos de investimento, sete anos perdidos com a derrota na guerra, a França entrou em crise, com a crise gerou-se descontentamentos de uma grande parte da população.

Tudo isso acontecia no século XVIII, na França onde uma grande parte da população era camponesa, num regime servil (regime feudal), onde viviam em condições miseráveis e mínimas.

Mas a exploração não era só sobre a população camponesa, a sociedade era dividida em três grupos: 1% Clero, 2% Nobreza e 97% Burguesia, camponeses, sans-culottes (trabalhadores de fábricas). Havia altíssimos impostos e pouquíssimos retornos, porém o primeiro e segundo estado (Clero e Nobreza) eram isentos e tinham privilégios perante ao terceiro estado (Burguesia, camponeses, sans-culottes).

Assim tendo colheitas ruins, tendo a maior parte da população desfavorecida para manter os luxos e privilégios da minoria opressora, uma crise econômica em seu auge, altos impostos, uma alta carga tributária ganhou força o pensamento iluminista. Os iluministas eram contra o absolutismo, buscavam a democracia e a igualdade jurídica.

Burguesia.

A burguesia foi a o grupo que liderou a Revolução Francesa, porém esse grupo foi dividido em dois por conflitos de interesses, os Jacobinos e os Girondinos.

Os Girondinos faziam parte de um grupo político moderado eram a alta burguesia, e durante a Revolução Francesa defenderam a instalação de uma monarquia constitucional na França, visando a igualdade jurídica, porém não a econômica

Os Jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 faziam parte dele a média e baixa burguesia, defendiam posições radicais, e visavam reduzir a desigualdade jurídica e econômica. Porém os Jacobinos tinham o apoio de outro grupo, os Cordeliers que eram os sans-culottes e também camponeses que representavam a maior parte da população.  

Assembléia Nacional (1789-1791).

Houve uma reunião onde foram convocados os três estados para discutir a reforma dos impostos, onde o rei Luiz XVI decidiu aumentar os impostos para contornar os problemas e assim sair da crise.

O terceiro estado deu a proposta de fazer uma consulta popular, para saber se a população concordava ou não com a reforma dos impostos (pensamento iluminista).

Luiz XVI não aceitou a proposta de uma consulta popular, assim o terceiro estado se retira da reunião dos estados gerais e cria sua própria assembléia, uma assembléia que deveria formar uma possível constituição para a frança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com