TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio Anglo-Brasileiro

Alunas: Amanda Gurgel e Ana Izabel

1º A – III Unidade

Professora: Carolina Ledoux

Matéria: História

Estudo Dirigido

Revolução Francesa

  1. Quais são as causas da crise econômica da França Pré-Revolucionária?

A burguesia, que era responsável pelo desenvolvimento financeiro e comercial do país, encontrou muitas dificuldades para garantir que seus interesses individuais fossem atendidos. A nobreza e o clero se sustentavam através da cobrança dos impostos que comprometiam a expansão da atividade comercial burguesa. A derrota na guerra dos 7 anos e os gastos na guerra contra a Independência do Estados Unidos da América, gerou uma grande de gastos que enfraqueceram a economia francesa.

  1. Quais foram às fases da revolução?

Primeira Fase ou Fase da Monarquia Constitucional (1789-1792)

Segunda Fase ou Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)

Terceira Fase ou Diretório (1794-1799)

  1. O que caracterizou cada fase?

Primeira Fase: Foi fundada a Monarquia Parlamentarista ou Constitucional. A Assembleia Nacional Constituinte confiscou os bens do clero francês, que foram usados para superar a crise. O clero reage, mas são transformados em funcionários do estado, e qualquer rebeldia podia prendê-los. O rei quer invadir a França para derrubar o governo e restaurar o Absolutismo. Teve fim com a radicalização do movimento revolucionário quando, Robespierre - pertencente ao partido dos Jacobinos ou Montanheses - e seus seguidores incitaram a população a pegar armas e lutar contra as forças conservadoras e a Assembleia.

Segunda Fase: É considerada a fase mais radical, foi marcada pela tomada do comando pelos Jacobinos, liderados por Robespierre (1792-1794/95). Ante da queda da Monarquia Parlamentar, a burguesia proclamou a República Girondina, decidindo que devido às tensões do momento, tiraria o poder do rei e transferiria para si, fazendo com que deixasse de existir monarquia na França. Também foi conhecida como Era do Terror, pois Robespierre agiu de modo ditatorial querendo alcançar um governo democrático, condenando os suspeitos da guilhotina.

Terceira Fase: O golpe do estado conhecido como Reação Termidoriano, que foi organizado pela alta burguesia financeira, foi o que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. Foi criado um governo Diretório que tinha aliança com o exercito e elaborou a nova constituição. Mas outras camadas sociais não apoiavam o governo, pois acreditavam que era preciso ter uma ditadura militar, ou uma espada salvadora que pudesse manter a ordem. Então surgiu Napoleão Bonaparte, general francês popular na época.

  1. Quais são as características de cada constituição?

Constituição de 1791: Prevalece a Monarquia Parlamentar, o rei teria limitações diante da atuação do poder legislativo, que seria escolhido por meio de voto censitário. Continuava a ser dominado pela alta burguesia.

Constituição de 1793: Determina que todos os cidadãos, homens e mulheres de idade, votariam; a lei do máximo; venda de bens públicos para ajudar na crise; reforma agrária; extinção da escravidão negra nas colônias e a criação do tribunal revolucionário.

Constituição de 1795: Girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder, com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assume o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com