TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa

Por:   •  21/3/2019  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Francesa

Conhecida como o marco inicial da História Contemporânea, a Revolução Francesa começou em 1789, no século XVIII. Foi um movimento revolucionário que durou dez anos e visava acabar com o antigo regime, a Monarquia Absolutista, e instaurar a República. A frança estava passando por uma crise econômica devastadora devido a sua participação na ‘’Guerra dos Sete Anos’’ contra a Inglaterra, vale ressaltar também a sua ajuda aos Estados Unidos na sua guerra de independência, quando os Estados Unidos estavam lutando pela a independência da Inglaterra, ajuda essa que foram desde ajuda financeira até homens em seu exército, além dos altos custos que a nobreza, e clero.

Contudo, além de todos os motivos já citados, a França estava tomada pelos os ideais Iluministas que um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão contra o antigo regime, pregava maior liberdade econômica e política, este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Nesse contexto, aconteceram várias mudanças e uma das mais importantes e a qual iremos trabalhar a partir de agora, logo após a queda da Bastilha, os grupos que ficaram conhecidos como Girondinos e Jacobinos aprovaram a ‘’Declaração dos direitos do homem e do cidadão’’, foi um documento inspirado no Iluminismo e Liberalismo, que embora tenha sido um marco nos direitos civis, e com isso as ideias de liberdade, direitos a propriedade privada que é uma permanência na contemporaneidade, não foi bem aceita por outro lado pouco comentado, e lembrado seja no meio acadêmico e social.

Podemos encontrar na historiografia dos séculos XV e XVIII o aparecimento de temas relacionados à denúncia da condição de opressão das mulheres, tendo como principais elementos a proeminência e o controle imposto pelos homens sobretudo no casamento, ou relacionados a religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com