TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  10/8/2018  •  Artigo  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

A Revolução industrial foi um acontecimento onde ocorreram muitas mudanças, inicialmente na Europa e depois se propagaram para outros lugares, e que deu origem ao Capitalismo.

Aconteceu no período relativo aos Séculos XVIII e XIX e ficou caracterizado pela troca do trabalho artesanal pelo assalariado. Além da criação e uso de diversas maquinas, ou seja, significou a mudança da ferramenta pela máquina.

Introdução

O presente artigo, desenvolvido pela disciplina de História do...... ano da Escola ........, tem por objetivo principal abordar sobre a Revolução Industrial.

A motivação deve-se devido a importância desse evento histórico para o desenvolvimento humano e tecnológico. O qual teve diversas consequências na vida atual de toda a humanidade. Tanto do ponto de vista das formas de trabalhar, quanto do desenvolvimento de tecnologias.

Para estruturar o trabalho, serão divididos e abordados os seguintes tópicos:

• Origens da Revolução Industrial

• Fases da Revolução Industrial

• Consequências da Revolução Industrial

• Principais Inventos da Revolução Industrial

• Principais Personagens da Revolução Industrial

• Revolução Industrial no Brasil

A metodologia utilizada para realizar esse artigo será notas de sala de aulas de História, sites didáticos da internet e outros livros.

Origens da Revolução Industrial

A Revolução Industrial originou-se nos séculos XVI e XVII, devido a política de incentivo ao comércio adotada pelos países absolutistas

O acumulo das riquezas estava junto aos comerciantes burgueses e a abertura de novos mercados devido a expansão marítima estimulou o crescimento da produção, exigindo uma quantidade maior de mercadorias e com preços menores.

Desta forma, passou-se de uma situação de produção artesanal e bem disperso, para a produção em oficinas e depois para a produção mecanizada em fábricas.

Fases da Revolução Industrial

Primeira etapa (entre 1760 a 1860)

Nessa fase a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente na Inglaterra. Onde abriram novas indústrias de tecidos de algodão etc. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu muito para a continuação da revolução.

Segunda Etapa (entre 1860 a 1900)

Nessa segunda etapa, ao contrário da primeira, países como a Alemanha, França, Rússia e vários outros também se industrializaram.

O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o. Desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

Terceira Etapa

têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética e outros avanços Tecnológicos seriam algumas das inovações dessa época.

As consequências da Revolução Industrial

As invenções e descobertas ocasionaram um distanciamento entre alguns países com relação ao poder econômico; Pois nem todos se industrializaram e alguns permaneceram na condição de fornecedor de matéria prima ou de produtos agrícolas para os países industrializados.

Os países que se industrializaram tiveram sua vida completamente alterada. As cidades atraíram pessoas dos campos e também artesões, tornando-se cada vez maiores e mais importantes.

Em 1850, na Inglaterra tinha mais pessoas vivendo nas cidades do que no campo. Nas cidades, o pessoal menos favorecido se aglomerava em subúrbios, ou seja, em casas velhas e sem conforto. Mesmo assim houve uma melhoria se comparadas às condições de vida dos camponeses, que viviam em casas de palha. Enfrentavam a falta de água encanada, com os ratos e esgoto em ruas esburacadas.

Entre os efeitos positivos da revolução industrial podemos destacar o desenvolvimento da química, física e dos processos de fabricação (industrialização). E entre os negativos o aumento da poluição e crescimento desordenado das cidades

Principais Inventos da Revolução Industrial

• Lançadeira volante (1733)

Foi criada por John Kay em 1733, a lançadeira volante podia ser arremessada automaticamente de um lado para outro, o que facilitava a produção de tecidos de qualquer tamanho e com Maior rendimento.

• Spinning-jenny (1764)

Inventada por James Hargreaves essa maquina manual era usada para confecção de tecidos. Incialmente trabalhava com 6 a 7 fios e com o tempo foi aperfeiçoada para trabalhar com mais.

• Maquina a vapor (1769)

A máquina a vapor Também conhecida por motor a vapor foi criada pelo O Heron de Alexandria.

Motor funcionava de uma forma bem simples era posto fogo embaixo de um recipiente com agua este recipiente fazia vapor o vapor que saia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com