TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

  1. A partir do capítulo “A Revolução Industrial”, do livro base, e do exposto na vídeo aula de mesmo titulo, trace as principais características da Revolução Industrial ocorrida no século XVIII ( primeira fase ), e aponte as principais transformações ocorridas no período.

Resposta: Na primeira fase, segundo o livro base e a professora Karla Maria da Silva, a Revolução Industrial acontece no século XVIII aproximadamente entre 1760- 1960 e somente na Inglaterra, mas porque nessa região já aconteceu a Revolução Burguesa antes que em qualquer parte do mundo. Assim sendo o poder político se concentra nas mãos da burguesia, que detém também o poder econômico. As pessoas, que se concentravam na área rural vem para a cidade, mudando assim a paisagem. Essas pessoas trazem grande oferta de mão de obra,além da matéria prima ser abundante e extraída  de recursos naturais, o que levava a crer seriam eternos.

  O investimento em pesquisas para a fabricação de novas máquinas entra nesse cenário beneficiando o avanço industrial, uma vez que sendo uma máquina pouco produtiva ou não apresentando resultados esperados já se trabalha em seu melhoramento, como exemplifica o slide em que temos dois teares, um tear mecânico e outro posteriormente a vapor. E por falar em vapor este surge como a nova força motriz da produção substituindo o homem e a força braçal.

   Tantas transformações trazem consequentemente avanços na tecnologia, também trazem a divisão adequada do trabalho, o trabalho deixa de ser todo dominado por um só artesão e passa a ser manufaturado, ou seja, cada pessoa responsável por uma fase da produção. Com isso a produção é feita em grande escala, acontece a maior qualidade do produto e baixa dos custos o que por consequência traz lucro.

  2- Discorra acerca do crescimento demográfico ocorrido em fins do século XIX, salientando os principais fatores responsáveis por esse fenômeno.

Resposta: Nesse período de 1870 a 1900 a população aumenta em 100 milhões e isso se deve aos grandes avanços na medicina, nutrição, higiene, agricultura e livre circulação de comercio e de capitais. Ou seja, as pessoas não passam a ter mais filhos, apenas passam a ter mais expectativa de vida quando a medicina encontra solução para doenças antes fatais, a ciência desenvolve medicamentos como os antibióticos que curam tais doenças e a bacteriologia, microbiologia e bioquímica surgem detectando bactérias e sua forma de prevenção ou propagação. Assim como a higiene adequada ajuda em tal prevenção.

   A produção de alimentos precisa ser em grande escala para suprir a grande população, e para tanto técnicas modernas passam a ser empregadas como o uso de fertilizantes, maquinários, entre outros. Ainda quanto aos alimentos estes passam a ser mais diversificados uma vez que é possível de forma mais rápida trazer de outras regiões, de trem ou em grandes navios, adaptados com sistema de resfriamento que mantém os alimentos por mais tempo conservados, também surgem os enlatados e a pasteurização do leite.

  E a liberdade de troca de serviços entre os países ligava o mundo economicamente de forma a baratear e gerar lucros a todos.

  3 – Com o desenvolvimento da indústria e do comércio na segunda metade do século XIX, e do consequente crescimento demográfico, ocorreu a reconfiguração da paisagem e do espaço urbano. Explique qual a relação existente entre os projetos de desenvolvimento urbano (construção de vilas operárias e conjuntos habitacionais, paisagismo e embelezamento das cidades, alargamento das vias, construção de parques e jardins públicos, regularização das edificações, construção de hospitais e escolas, implantação de coleta de lixo e rede de esgoto, etc.) e a condição dos trabalhadores pobres, em fins do século XIX.

Resposta: A população saiu do campo e em pouco tempo aconteceu um aumento de 100 milhões de pessoas. As cidades ficaram sufocadas, não havia espaço suficiente para todos. Muita oferta de mão de obra gerava salários mais baixos e por consequência os alugueis subiam. As pessoas passaram a viver em cortiços ou em casebres, tudo próximo as fábricas, para facilitar a locomoção. Entretanto tal situação não era adequada, se aglomeravam, sem saneamento, sem água potável. As pessoas ficavam doentes, surgiam epidemias e isto se espalhava por outras regiões da cidade. O poder público precisou tomar medidas de contenção diante de tais fatos. Criam em parcerias com a iniciativa privada e outros, projetos de reorganização das cidades com construção de conjuntos habitacionais, vilas, casas populares,  além da readequação e construção de ruas, saneamento, água potável, esgoto, construção de hospitais, escolas e parques públicos, ainda projetos de paisagismo e embelezamento das cidades, não apenas oferecendo novas casas, mas também um ambiente agradável que fosse agradável a todos e tornasse a cidade mais bonita.

   4 – Considerando o que foi discutido no livro base acerca das ferrovias, assim como o exposto na vídeo aula referente ao assunto, explique a importância das estradas de ferro na sociedade industrial.
Resposta: As ferrovias surgem como um meio de transporte rápido, eficaz, que leva a grandes distancias por um custo mais baixo e que chegou onde outros transportes não chegaram, substituindo em certos lugares, outros meios de transporte. Em primeiro plano é um meio de transporte viável devido a oferta grande de ferro para a construção das ferrovias, mas haviam dificuldades na inviabilização da construção envolvendo o capital que era grande para a época. Acontece então uma união entre o estado e setor privado. Alem da dificuldade pratica, surge o lado da descrença por parte das pessoas. Superada a primeira fase, as ferrovias foram uma solução para os problemas de transporte da época. Nesse momento também os avanços aparecem como força para tal empreendimento, pois da união da maquina a vapor e do ferro barato tem-se a solução para um problema do momento, o transporte de pessoas e produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com