TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial Inglesa

Dissertações: A Revolução Industrial Inglesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

A Revolução Industrial Inglesa

Indice

Revolução Industrial 3

Pioneirismo Inglês 5

O avanço da tecnologia 6

Revolução Industrial

Revolução Industrial foi a transição para os novos processos de manufatura no período entre 1760, entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.

O início e a duração da Revolução Industrial variam de acordo com diferentes historiadores. Eric Hobsbawm considera que a revolução começou na Grã-Bretanha na década de 1780 e não foi totalmente percebida até a década de 1830, enquanto T. S. Ashton considera que ela ocorreu aproximadamente entre 1760 e 1820.

Alguns historiadores do século XX, como John Clapham e Nicholas Crafts, têm argumentado que o processo de mudança economica e social ocorreu de forma gradual e que o termo "revolução" nao é o mais certo. Este ainda é um assunto que está em debate entre os historiadores.

O PIB per capita manteve-se praticamente estável antes da Revolução Industrial e do surgimento da economia capitalista moderna. A revolução começou uma era de forte crescimento economico nas economias capitalistas e existe um consenso entre historiadores economicos de que o início da Revolução Industrial é o evento mais importante na história da humanidade desde a domesticação de animais e plantas.

Pioneirismo Inglês

Foi Inglaterra o país que saiu a frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvao mineral no seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas era o vapor.

Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.

O avanço da tecnologia

O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando assim milhares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com