TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Pernambucana de 1817

Por:   •  8/10/2021  •  Resenha  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS

CURSO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: BRASIL IMPÈRIO

ALUNO: MARCOS FERNANDO BOLINCENHA

    Nossa proposta hoje é a de tecer uma resenha do filme 1817 – A revolução esquecida, produzido por Tizuka Yamazaqui, contudo, me parece interessante, nos colocar adiante de um pequeno relato dos acontecimentos, no efervescente Pernambuco do primeiro quarto do século XIX.

     Como ponto de início, se faz necessário lembrar que nesta altura do Século XVI a capitania de Pernambuco era a mais rica, contudo esta riqueza não estava retratada na base da sociedade, que sofria com os desmandos da coroa na cobrança de tributos. Aliado a estes fatores, havia ainda a circulação de ideias liberais, advindas da Europa e que permeavam o pensamento de determinados grupos da elite também insatisfeitos com os rumos que Portugal lhes destinava.

    Naquele momento a economia ia mal, o declínio no comércio de açúcar e algodão era visível e além disso Dom João VI acentuou a presença de portugueses nos postos chaves dos governos locais e das chefias das tropas militares, o que desagradou profundamente a elite que se sentira desprestigiada, e que com o grande contingente de portugueses perdia importantes postos no já acirrado e difícil comércio do açúcar e do algodão.

    Portanto a revolução pernambucana deve ser um movimento, que de forma alguma deve ser estudado de forma isolada, ou como movimento regionalizado, isto porque ela aconteceu em um momento de fortes tensões nas terras do Brasil.

     É preciso lembrar que naquele período estava-se prestes a completar uma década, da vinda da família real para o Brasil e da consequente mudança na corte. Trazer a corte para as terras da América, certamente geraria um dispêndio de recursos elevado por parte da coroa, que não hesitou em criar novas formas para obter meios, para angariar novos fundos.

    Este fator, dentre outras questões certamente era um ponto gerador de animosidades entre Portugueses e aqueles nascidos na colônia, chamados de mazombos, muito por conta destas questões da exploração portuguesa, na desenfreada missão de sustentar a corte, contudo é preciso lembrar que em Pernambuco houve o período de dominação Holandesa, e certas animosidades entre Portugueses e Locais, já vinham desde então.

    Nos coloquemos agora diante de alguns dos principais personagens deste movimento, que, não obstante foram também os principais personagens do filme lançado em 2017.

Principais Líderes da Revolução Pernambucana:

  • Domingos José Martins;
  • José de Barros Lima;
  • Cruz Cabugá;
  • Padre João Ribeiro.

Nas linhas que se seguem vamos tecer uma pequena biografia destes líderes.

Domingos José Martins: Era defensor dos ideais liberais e ligado a maçonaria. Domingos defendendo a ideia de que todos eram iguais (quando lhe era interessado), afinal vamos lembrar que a revolução, manteve o escravo na condição de propriedade. Condenado à morte pelo crime de lesa-majestade assim como outros treze revolucionários pernambucanos, foi fuzilado em 12 de junho de 1817.

José Barros de Lima: foi um militar e revolucionário brasileiro. Sua reação à voz de prisão do comandante português Barbosa de Castro, matando-o com golpes de espada, foi o estopim da Pernambucana. Condenado à morte pelo crime de lesa-majestade, o capitão José de Barros Lima foi enforcado, teve a cabeça decepada, as mãos cortadas e o corpo amarrado a cavalos e arrastado pelas ruas do Recife

Cruz Cabugá: Apelido de  Antônio Gonçalves da Cruz revolucionário e embaixador brasileiro, que apesar da condenação à morte, escapou pois se encontrava em missão como embaixador da “Republica de Pernambuco” nos Estados Unidos, onde lá permaneceu até 1822, quando com a independência do Brasil teve sua pena revogada.

Padre João Ribeiro: Nome como era conhecido  João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, Considerado o líder moral da Revolução Pernambucana, João Ribeiro cometeu suicídio em 19 de maio de 1817 após a derrota dos revoltosos na batalha do Engenho Trapiche. Teve seu corpo desenterrado, esquartejado e a cabeça pendurada em praça pública.

    É impossível citar estes nomes e não falar de Maria Teodora da Costa, noiva de Domingos Martins que mesmo contra a vontade de seu pai, investiu nesta relação e teve importante participação no contexto da Revolução Pernambucana e que no filme atua como uma espécie de narradora dos acontecimentos.

    Sobre o movimento em sim, se tratou de um movimento Republicano, único na história do Brasil império a ter relativo sucesso, haja visto que apesar de derrotado este movimento conseguiu, proclamar ainda que temporariamente a república em Pernambuco.

    Como já fora dito anteriormente a efervescência e o descontentamento na capitânia de Pernambuco eram tamanhos, tanto que as elites esclarecidas já tentavam de alguma forma, conjecturar um movimento pra livra-las do julgo Português, tanto que em Março de 1817 estas conspirações foram delatadas ao Governador da capitania Caetano Pinto, que era um sujeito no mínimo contraditório, ordenou a prisão dos conspiradores, contudo, no quartel da artilharia, quando o capitão José de Barros Lima, recebeu a ordem de prisão do comandante da tropa, porém não a acatou e  pegou  a espada e matou seu superior. Estava deflagrada a revolução.

    Caetano Pinto rende-se, é instalada uma república, que manteve a escravidão o que acabou limitando o apoio popular a revolução. Apesar do envio de armamentos por Cabugá, dos Estados Unidos, Portugal rapidamente se alinhou com a sua velha parceira Inglaterra e por conta do isolamento do movimento revolucionário, em pouco tempo o movimento foi sufocado e seus mentores condenados a morte pelo crime de lesa-majestade.

    Deste modo destacamos a importância deste movimento para a história do Brasil, sem deixar de levar em conta fatores que são fundamentais no trabalho do historiador, como os filtros que devem ser utilizados ao se trabalhar com determinados fatos históricos. Se por um lado a revolução possuía um caráter libertário, principalmente por conta das influências das ideias ilustradas da Europa, por outro manteve a escravidão, o que pudemos perceber que teve um peso bastante acentuado no decorrer da revolução principalmente no que se refere a apoio popular, e claro na própria questão das mulheres, cuja participação geral no contexto era pífia, para não se dizer nula, apesar da grande figura de Maria Teodora. Mais adiante falaremos desta representação de Maria Teodora no filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (219 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com