TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pernambucanas

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  14.396 Palavras (58 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 58


QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA
Histórico

Fundada em 25 de Setembro de 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren, no estado de Pernambuco. Homem de espírito aguçado, e um desembaraçado desempenho empresarial, sua contribuição ao mercado varejista se deu na inauguração das Casas Pernambucanas.
Por anos foi à maior rede varejista do Brasil, de acordo com o ranking Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), até 2013, ocupa o décimo quinto lugar em rede varejista do Brasil. Sua responsável e presidente a Sra. Anita Louise Regina Harley, mantém acesa a tradição de sua família. Prestando assistência e consultoria em diferentes lojas casas Pernambucanas, mostrando que são como uma grande família, pois seu maior objetivo e destacar uma loja voltada à família brasileira.
Um Pouco de sua história:
1904- Como bom empreendedor Herman Theodor Lundgren muito bem-sucedido em seus negócios, decide adquirir a Companhia Paulista de Tecidos, em Pernambuco.
1908- Surge a primeira loja Casas Pernambucanas.
Década de 10- A Casas Pernambucanas é cada vez mais ativa no desenvolvimento têxtil do Brasil. Época da 1° guerra mundial, a industrialização começa a se definir cada vez mais forte.
Década de 20- Inovação ao criar um manual de procedimentos, onde todos os gerentes tinham instruções sobre fazer o marketing em circos e cinemas.
Propagandas escritas em porteiras, árvores e barrancos, a marca “Olho”, uma das mais tradicionais marcas de tecido no Brasil se torna um ícone Pernambucanas.
Década de 30- O aumento significativo de resultados devido ao marketing, trabalhar em uma Pernambucanas e dado como símbolo de prestigio. Devido ao avanço das ferrovias novas lojas começam a surgir e se expandir.
Década de 40- O foco no consumidor feminino, o policial “Grillo” novo símbolo das Pernambucanas um boneco de madeira ficava exposto ao lado de fora para garantir ao consumidor um lugar seguro e confiável.

Década de 50- Moda feminina em alta, com o marketing da Pernambucanas cada vez maior os folhetos da loja começam a ser lançados em outros idiomas.
Década de 60- Surge a maior estratégia de marketing das Pernambucanas, com comerciais de televisão, com sua famosa música: “Quem bate? É o frio.” Aumentando cada dia mais suas raízes a Pernambucanas se torna a maior rede de lojas no Brasil.
Década de 70- A admissão de mulheres muda o mercado profissional das Pernambucanas, dando mais oportunidades às colaboradoras, um marco da época.
Década de 80- O slogan: “Pernambucanas e você.” Deixa ainda mais caloroso o contato com o cliente.
Década de 90- São lançados os cartões magnéticos, o uso de códigos de barras facilita a identificação de produtos, tudo mais informatizado.
Anos 2000- Celulares ganham perfil de computadores, trazendo novidades ao consumidor e expandindo ainda mais seu relacionamento com o cliente com o slogan de sucesso: “Da nossa casa pra sua casa”.


Quase tudo dentro das organizações está orientado para uma meta, finalidade, estado futuro ou resultado a alcançar. Cada organização define seus próprios objetivos organizacionais. Objetivo organizacional é um estado desejado que a organização pretende alcançar e que orienta seu comportamento em relação ao futuro (CHIAVENATO, 2004, p. 228).
Dentro das organizações todas as metas possuem visão de futuro, procurando seu crescimento e desenvolvimento. As lojas Pernambucanas estão com novos projetos, pretendem inaugurar mais 30 lojas nos próximos quatro anos.

Contexto

A Arthur Lundgren&Cia. Ltda. Passou a denominar-se Arthur Lundgren Tecidos S./A.- Casas Pernambucanas. Empresa varejista que hoje ocupa o décimo quinto lugar no Brasil, tradicionalmente impulsionada por gerações. Nos últimos anos, para maior satisfação de seus clientes a Pernambucanas entrou também no ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Destaca-se como seus fornecedores na área de cama, mesa e banho, Teka e Santista. Dentro do ramo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos: Philips, Samsung, Arno, Brastemp. Na área de moda possui marca própria, sua confecção é interna, dentre essas marcas características da loja encontramos a Argonaut.

Ramo de Atividade

Com foco nos consumidores das classes C/D a Pernambucanas junto a seus fornecedores procura trazer conforto e produtos com durabilidade. Na área Têxtil em produtos de cama mesa e banho e utilidades para o lar. Utilizam-se do composto de marketing para atingir seus consumidores e levá-los à fidelização.
Possuem grande satisfação em atender e surpreender seus consumidores.

Negócios/Produtos

Com o cliente sempre em foco dentro de seu espaço organizacional a Lojas Pernambucanas sempre se preocupou com a qualidade de seus produtos, durante anos na área têxtil enxergou a necessidade de seu consumidor dentro do lar e entrou como grande concorrente das lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O componente consumidor é o segmento do ambiente de tarefa que é composto dos fatores relacionados com aqueles que compram bens e serviços proporcionados pela organização. Servir os clientes e, sobretudo, encantá-los tornou-se hoje a mais importante tarefa da organização (CHIAVENATO, 2004 p. 76).

O cliente virou o alvo principal das organizações, que procuram diversas formas para agradar as exigências e estilo de cada um de seus clientes e consumidores. Fornecedores e produtos de qualidade foram pesquisados e oferecidos à seus consumidores, com um grande controle de qualidade exercido em seus produtos, mantém a satisfação dos mesmos.
Possuem parcerias com empresas de logísticas para garantir a distribuição de suas mercadorias, principalmente na área têxtil e moda, antigamente as peças eram transportadas em caixas de papelão, nesse processo elas eram colocadas dobradas em sacos nas caixas, e por isso ao chegarem à loja final deveriam ser passadas antes de expostas o que gerava demora no processo de venda.
A logística utilizada veio para acelerar esse processo interno, por meio de transporte aéreo são transportadas em troles (carrinhos que andam sobre trilhos suspensos), as peças já chegam às lojas para consumo imediato, o que antes demorava 72 horas para serem distribuídas, hoje não passa de 24 horas uma economia de tempo de até dois dias.
Junto com isso melhorou a mão de obra das peças, que eram uma média de 50 peças por homem/ hora e nos dias atuais passaram a ser ate 300 peças por homem/ hora. Atualmente, o auxilio da tecnologia conduz a empresa a aumentar o número de produção e qualidade da mão de obra. 

 IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Dados macroeconômicos do segmento de atuação da empresa

Com um faturamento anual de até R$ 4.261.061,00 milhões por loja a Pernambucanas possui mais de 270 unidades, espalhadas por sete estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. E um total de 16.615 (dezesseis mil seiscentos e quinze) colaboradores. Além de grandes fornecedores suas marcas próprias se dividem da seguinte maneira: 
Têxtil (cama mesa e banho): Flobelle , Baila, Anik e Greta.
Vestuário (moda feminina, masculina, infantil), Argonaut, Vanguard, Anne Claude, Norton e Giardino.
Adequando-se cada vez mais ao perfil de seus consumidores em todas suas coleções, primavera/verão, outono/inverno. 
Este modo diferenciado de produtos distribuídos em tantos segmentos da área destaca a Pernambucanas como grande varejista desde sua inauguração.
Além de oferecer diversidade em suas formas de pagamento, cartões da loja, de crédito com a bandeira máster, crediário da loja. Uma de suas novidades são os serviços financeiros (empréstimos) o que torna seu espaço ainda mais completo. Oferecendo aos seus clientes garantias estendidas e seguros.
O cartão que garante ao seu cliente adquirir bens ou até mesmo serviços, com pagamentos a prazo e condições acessíveis, busca a fidelização de seu cliente que é seu maior bem, serviços de garantia estendida caso ocorra contratempos em produtos adquiridos na loja, o que traz conforto e confiabilidade.
O inovador “Saque Protegido” em caso de desemprego involuntário, internação, invalidez ou morte garante o pagamento do saldo devedor do cliente.
Programa de proteção financeira, que reembolsa até mesmo pagamentos de contas pessoais como luz, água e telefone.
[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.7 Kb)   pdf (216 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com