TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução dos Bichos

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

No filme A Revolução dos Bichos, após a expulsão do senhor Jones, os animais da granja são liderados pelos porcos líderes, Bola de Neve e Napoleão. Em todas as reuniões feitas aos domingos para saber quais as tarefas da semana, Bola de Neve e Napoleão sempre divergiam em alguma coisa, cada um achava certo o seu pensamento, para decidir usavam a votação.

O porco Bola de Neve pensou em construir um moinho de vento para que a granja tivesse luz elétrica, aquecedor nas baias, sistema de ordenha, entre outros benefícios para os animais, já Napoleão achava que tudo isso era perda de tempo e que a granja deveria se preocupar com o aumento da produção. Com isto a granja se dividiu em duas partes, uma a favor de Bola de Neve e outra a favor de Napoleão.

Após ser acuado pelos cães, Bola de Neve saiu fugindo, ficando desaparecido, com isso Napoleão se tornou líder absoluto da granja, dizendo aos outros animais que qualquer decisão referente ao trabalho seria decididas por ele e por uma comissão de porcos e que depois ele repassaria aos outros animais. Com o passar do tempo os animais trabalhavam cada vez mais, porém, não mais para sustentar os humanos, agora para seu beneficio próprio.

         O autor do filme tem como intenção atribuir diretamente a imagem do homem em seus personagens, dando a eles uma personalidade diferenciando-os pelo seu caráter, como: egoísmo, bondade, ingenuidade, autoritarismo. Mostra também a ganancia, a exploração de trabalho e a crueldade com o próximo podem ser aplicados em quais quer dos mundos, humano e dos animais.

Trata-se de uma fantasia sobre animais que começam a fazer coisas de humanos, mesmo tendo ódio de tudo aquilo que eles fazem, no filme mostra a postura de autoridade, no caso do porco Napoleão que passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer, manda em todos, fazendo com que seus ingênuos seguidores acreditem em suas palavras, consequentemente essa ingenuidade faz com que os sete mandamentos fossem mudados conforme a vontade de Napoleão. O porco chamado Garganta era o porta-voz de Napoleão, este tinha o poder de conhecimento, sempre destorcia os fatos para mudar os pensamentos dos outros bichos.

Bola de Neve era o porco que comandava a granja antes de Napoleão e criaram os sete mandamentos, mas Napoleão por inveja fez com que Bola de Neve fosse expulso da granja e ao virar líder, Napoleão fez parecer que todas as boas ações que Bola de Neve fez foram ideias roubadas, desmerecendo tudo que havia feito e deixando os animais muito confusos, sem saberem em quem acreditar.

O poder mudou os porcos, os tornou ambiciosos e os desvirtuou do verdadeiro objetivo da revolução, que era a liberdade e igualdade entre eles. Napoleão passou por cima de todos os mandamentos, matou animais, bebeu álcool, dormiu na casa do antigo dono, causando a insatisfação dos outros animais que respeitavam os sete mandamentos. Os animais ficavam na dúvida, se protestavam ou não contra isso, porque os animais estavam buscando uma vida melhor.

As coisas na granja, na verdade, nunca mudavam para melhor, os porcos comandavam a granja completamente unindo-se aos humanos, adotando hábitos e vícios dos antigos inimigos. Os outros bichos não tinham participação em nada e não podiam manifestar-se. Deste modo, a vida deles voltou a ser como nos tempos de Jones, porem sem a presença dele.

Conclui-se então que no filme, a relação que se tem com a realidade, onde mostra o quanto a ganância, a repressão, a exploração de trabalho, a crueldade com o próximo podem ser utilizadas em qualquer lugar, em qualquer meio e elas existem não só no mundo dos humanos, mas também no mundo animal, ou seja, em qualquer lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com