TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Roda de Conversa

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Experiência na docência através do PIBID: Roda de leitura como viabilizador do senso crítico e reflexivo.

Leandro Nogueira da Silva¹, Paula Jociane Maia dos Santos², Lúcia Helena de Brito

¹Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, graduando do curso de História, bolsista da Residência Pedagógica – CAPES. E-mail: Leandro.nogueira@aluno.uece.br

²Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, graduanda do curso de História, bolsista da Residência Pedagógica – CAPES. E-mail: Paula.maia@aluno.uece.br

RESUMO: O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nos proporcionou enquanto licenciandos do curso de História ter um primeiro contato com o ensino básico da escola pública. Um dos objetivos do PIBID é elevar a qualidade do aprendizado do e por meio de ações, aulas supervisionadas, estudos, e observações de aulas , nós bolsistas ID pudemos desenvolver dentro da escola parceira projetos que foram mediadores do processo ensino-aprendizagem. Na EEFVEH, localizada no município de Limoeiro do Norte, parceira do PIBID no subprojeto de Hstória da FAFIDAM/UECE, realizamos um projeto de ensino intitulado por nós de Roda de Leitura. Nosso objetivo com o referido projeto foi fazer com o que os alunos da referida escola parceira criassem hábito pela leitura e que os mesmos despertassem o senso crítico e reflexivo diante da sociedade, e assim, incentivarmos o interesse pelo conteúdo de História. Como mediadores, conseguimos desenvolver esse projeto que nos possibilitou uma experiência construtiva do que é ser e fazer História.

Palavras-chaves: Ensino de História. Leitura. Reflexão crítica.

1 INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência se estruturou na Universidade Estadual do Ceará apresentando dentre seus principais objetivos elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e básica. Com base nesses objetivos, como futuros educadores e bolsistas do subprojeto de História da FAFFIDA, sentimos a necessidade de inserirmos um projeto que proporcionasse a participação ativa dos alunos no ambiente escolar.

A escola EEF Valdetrudes Edith Holanda, está situada no bairro Bom Nome em Limoeiro do Norte, foi a escola parceira onde atuamos.. A comunidade desse bairro é composta por famílias carentes onde a maioria das pessoas não possuem rendas fixas, caracterizando-se como grupo social de baixa renda, depende de serviços temporários tais como: pedreiros; serventes de obras; domesticas; entre outros. A instituição em questão foi uma das escolas contemplada pelo o projeto PIBID, ela apresenta uma estrutura precária que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que não dispõe de recursos que melhor subsidie o professor nesse processo. Embora estarmos cientes que o acesso a materiais didáticos diversos não sejam sinônimo de uma aula dinâmica, é importante frisar que o contato com esses instrumentos podem auxiliar o trabalho do professor.

A implantação do Projeto Institucional nesta escola nos proporcionou enquanto bolsistas do PIBID, percebermos nas aulas de História observadas nas turmas de 6° a 9°ano, que há uma ausência do hábito pela leitura por parte dos alunos, assim como dificuldades de compreensão quanto ao que leem por realizarem a leitura de forma mecânica, desvinculada da ação questionadora. Segundo Rezende a leitura é portadora de duas funções distintas:

A leitura pode ter duas funções distintas e opostas. A primeira, alienadora, quando fornece ingredientes que alimentam o mundo de aspirações ilusórias, desvinculada de qualquer intenção questionadora. Uma segunda reflexiva que deve despertar no leitor reações face ao que a obra contém e a tudo que ela revive e evoca fora do sujeito. (RESENDE, 1985, P 52 apud BUOSE, 2012, P 580)

Assim, considerando essas duas funções que o autor atribui a leitura, e levando em conta o que pudemos compreender da experiência que os alunos das aulas e turmas observadas estabeleciam com ela, concluímos que havia uma necessidade de intervir nessa situação de forma que pudéssemos contribuir para que a leitura passasse a ser realizada conforme essa segunda função destacada por Resende(1985) , ou seja, uma leitura reflexiva e problematizada.

2 METODOLOGIA

A Rodas de Leitura foi o recurso metodológico com o qual trabalhamos a leitura com os referidos alunos da escola nas turmas de História. Incialmente foram previstas para acontecerem uma vez por mês em turmas alternadas. No que tange aos temas, foram sugeridos pelos discentes da escola; após a escolha dos temas houve uma seleção de textos para serem trabalhados.

Além dos textos selecionados pelos bolsistas do PIBID os alunos tiveram autonomia para sugerir outras leituras que iriam ser socializadas em grupo. Esses momentos ocorreram nas aulas de História, contando com a presença de todos os bolsistas, dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com