TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM

Por:   •  7/9/2020  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Sociologia

Discente: Pedro Henrique de Souza Silva

Docente: Frederico D. Firmino

Curso: Comunicação Social-Publicidade e Propaganda

Semestre: 1°

A concepção de Sociedade segundo David Èmile Durkheim

David Èmile Durkheim nasceu na França em 15 de abril de 1858 e morreu em 15 de novembro de 1917 aos 59 anos é um dos principais fundadores da sociologia e atuou principalmente no campo da filosofia antropologia e psicologia social. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, Regras do método sociológico, O suicídio e As formas elementares da vida religiosa.

Durkheim assim como outros fundamentadores da sociologia tem como base a abordagem funcionalista que é compreender que as instituições possuem uma grande responsabilidade em  exercer funções específicas na sociedade, porém seu maior diferencial foi destacar a sociedade como um ”corpo vivo” segundo ele a sociedade seria composto por órgãos que uma vez tendo problemas poderiam comprometer todo o corpo social levando ao declínio e para evitar esta degeneração do corpo social Durkheim  destaca alguns fatos sociais que apresentam características específicas são eles: coerção, exteriorização e generalidade.

O maior método usado por Durkheim é a Análise do fato social, esta análise seria feita sem a valorização do ponto de vista pessoal ou seja não levará em conta ações individuais mas partirá de conhecimentos externos do indivíduo. Esse método será dividido em várias partes a primeira delas, será o conhecimento sociológico que será externo ao observador o conhecimento resultará a um saber e este não dependerá de opiniões, a segunda divisão será a do sociólogo o qual deverá analisar o fato social com subjetividade, a terceira será a sociedade e indivíduos que a compõem, a quarta será às instituições sociais que irão constituir o principal fato social elas são cursivas coletivas conservadoras e impositivas e por último a consciência coletiva que é o  elemento de ligação entre os indivíduos de uma sociedade que depende de valores e funções e mecanismos de reconhecimento e recompensa ela é o fundamento da solidariedade social.

Uma das teorias mais interessantes de Durkheim é a teoria sobre o suicídio segundo ele o suicídio é o ápice do individualismo ele é determinado pela sociedade e seu objetivo é provar que os fatos sociais independem dos aspectos subjetivos e sua definição seria

 todo caso de morte provocado por um ato positivo ou negativo e realizado pela própria vítima o que ela sabia que iria  provocar tal resultado. O suicídio será então um fato social, e ele o dividirá em três formas: suicídio egoísta, suicídio altruísta e o terceiro suicídio anômico. O sociólogo Durkheim propõe uma solução para esse “problema” que será disciplina educar os indivíduos para a divisão social do trabalho, educar o indivíduo para a compreensão do que é a sociedade. A terceira é propor a igualdade e a liberdade que resultará na justiça.

Em suma o sociólogo Durkheim contribuiu grandemente para com a sociologia, seu estudo é centenário, sua visão funcionalista de sociedade aborda a sociologia de forma positivista e coloca a sociedade como um superior ao indivíduo. Para ele a sociedade é coesa ou seja é uma sociedade onde os integrantes se interagem e entram em consenso entre eles. Durkheim tem um grande conhecimento para explicar os fenômenos sociais da contemporaneidade e ainda atualmente a visão de Durkheim pode ser usada para compreender diversos fatos e aspectos da sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com