TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segunda Revolução Industrial

Por:   •  24/9/2020  •  Artigo  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

A segunda Revolução Industrial teve início na segunda metade do século XIX com o fortalecimento do capitalismo, entre 1850 e 1870, e durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945. Nessa nova fase de industrialização houve o aprimoramento de técnicas, o surgimento de novas máquinas e a introdução de novos meios de produção. Diferentemente da Primeira Revolução, que se limitava somente a Inglaterra, essa nova fase se expandiu para outros países, como Japão, Estados Unidos, França, Rússia e Alemanha. Os representantes dessa nova fase são o aço, a eletricidade e o petróleo. A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte como siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval.  A produção nessas indústrias levou à introdução da racionalização do trabalho, com o Taylorismo e o Fordismo, que se preocupavam com a produção a menor custo e menor tempo.

Entre os maiores inventos dessa fase estão o uso do aço nas Indústrias; o aperfeiçoamento das locomotivas a vapor que se tornaram mais rápidas; invenção do avião; desenvolvimento técnico de produção da energia elétrica com os ingleses Faraday e Henry, que respectivamente, descobriram o gerador e o motor elétrico, que seriam largamente empregados na indústria no fim do século XIX; As comunicações se tornaram mais rápidas quando o italiano Guglielmo Marconi inventou o telégrafo, que foi o ponto de partida para a invenção do rádio; o avanço da química com a descoberta de novas substâncias e o múltiplo aproveitamento do petróleo como fonte de energia nos motores à combustão e lubrificantes, que mais tarde seria usado pelo alemão Karl Benz para a criação do primeiro carro.

O Taylorismo é o conjunto de ideias sobre o aumento de produtividade, que foi idealizado pelo engenheiro norte americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Nela, Taylor visando a aumentar a eficiência do trabalho, estudou tempos e movimentos de operários e de máquinas na linha de produção. Ele sugeriu que as atividades administrativas fossem feitas por pessoas melhor preparadas enquanto as atividades produtivas fossem feitas por operários especializados em serviços repetitivos. Com a repetição das tarefas, o ritmo de produção seria acelerado. Essas ideias foram bem aceitas pelas empresas, que a usaram como forma de alcançar o máximo de eficiência dentro da dinâmica capitalista. Já o Fordismo é uma série de métodos de racionalização criado por Henry Ford, empresário do setor automobilístico. Ele introduziu linhas de montagem e a produção em série na sua fábrica de automóveis. Na linha de produção, cada operário deveria ser altamente especializado e teria uma única e específica tarefa. A produção também deveria ser em escala, a fim de reduzir os custos, diminuir os preços e aumentar os lucros com a venda de mais produtos. Com o preço barateado, o automóvel “Ford T” era acessível a todas as classes e se tornou o automóvel mais vendido da época.  Por meio do fordismo, aumentou tanto a divisão técnica do trabalho como o uso intenso de mão de obra pouco qualificada. Teve também grande impacto sobre a produção fabril, resultou no aumento da produtividade e dos salários. Ao mesmo tempo, reduziu a jornada de trabalho.

Com o avanço e crescimento em número de indústrias e empresas, surge também uma nova era do capitalismo, o Capitalismo financeiro. Nele, houve a divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e bancário. Nesse momento, a economia passou a ser centrada no mercado de ações e no sistema especulativo, com a bolsa de valores como o seu grande símbolo, pois é nela que os principais capitais, bem como as ações e títulos, são negociados. Os bancos também passaram a ser um dos centros do capitalismo, pois são neles que as principais atividades produtivas são financiadas e atuam diretamente no  desenvolvimento econômico, negociando empréstimos, faturando por meio de juros, entre outras ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com