TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Down

Por:   •  27/7/2016  •  Artigo  •  8.368 Palavras (34 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 34

RESUMO

A Síndrome de Down é um conflito genético que causa deficiência mental em níveis variados. Hoje em dia, seu quadro clínico é bem conhecido, sendo as características fenotípicas fundamentais para o diagnóstico precoce da síndrome. A inclusão adequada da criança no seu todo sociocultural é de grande valor para a sua adequação e bem-estar, e a família exerce um papel essencial como mediadora desse processo de adaptação da criança. Acredita-se que a noção das mudanças provocadas pela síndrome de Down componha o primeiro passo para a prática de programas destinados para um melhor exercício de profissionais e pais. É importante observar dois aspectos importantes. Primeiro o entendimento de que crianças com necessidades especiais não diferem de outras consideradas normais no que se referem as suas possibilidades de aprender. O segundo aspecto é o papel do professor nesse processo de ensinar, especialmente no que se refere à sua qualificação para conviver com uma ampla variedade de necessidades apresentadas por cada um dos alunos, porque várias vezes, o ensino da criança com necessidades especiais acontece de forma insatisfatória. O respeito, o afeto e a informação formam uma tríplice importante na vida dessas pessoas e todos que convivem com elas no decorrer de sua vida. Aprender a viver e conviver juntos é um dos principais objetivos da educação contemporânea, incentivando a participação e cooperação entre todos em todas as atividades da vida, desde a infância. É importante destacar o respeito às diferenças, garantindo os direitos que todos têm, direitos esses que fazem parte de Projetos de Inclusão Social, com a iniciativa de acabar com o preconceito e a desinformação.

Palavras-chaves: família, ensino, necessidades especiais

ABSTRACT

Down syndrome is a genetic conflict that causes mental retardation to varying degrees. Today, its clinical picture is well known, and the fundamental phenotypic characteristics for early diagnosis of the syndrome. Proper inclusion of children in their sociocultural whole is of great value to its adequacy and welfare, and the family plays an essential role as a mediator of that child's adaptation process. It is believed that the notion of the changes caused by Down syndrome compose the first step in the practice of programs for better exercise professionals and parents. It is important to note two important aspects. First the understanding that children with special needs do not differ from other normal considered in referring their opportunities to learn. The second aspect is the teacher's role in the process of teaching, especially with regard to their eligibility to live with a wide variety of needs presented by each student, because often, children's education with special needs takes place in order unsatisfactory. Respect, affection and information form an important threefold in their lives and all who live with them throughout his life. Learn to live and live together is a major goal of contemporary education by encouraging participation and cooperation among all in all activities of life, from childhood. Importantly, respect for differences, ensuring that everyone has rights, rights which are part of the Social Inclusion Project, the initiative to end prejudice and misinformation.

Key-words: family, education, special needs

INTRODUÇÃO

Toda pessoa com Síndrome de Down é considerada pessoa com necessidades educacionais especiais e fazem parte de um grupo que nos últimos tempos está se transferindo das escolas de educação especial para as escolas de ensino regular. Silva (2011) destaca Carvalho (2007), que diz que para que haja a integração ou a não eliminação dos alunos é necessário trabalhar toda a totalidade da escola e da sociedade. Se a inclusão e integração não aconteçam realmente, podem ocorrer mais preconceitos com os deficientes. E a falta de informação acerca da Síndrome de Down cria um preconceito que é sem dúvida uma das muitas barreiras da educação inclusiva.

Há várias razões para que uma criança com Síndrome de Down deva ter a oportunidade de conviver em uma escola comum. Várias pesquisas são publicadas e o conhecimento acerca das capacidades de crianças com Síndrome de Down e seu potencial de serem adicionados com sucesso tem aumentado. Como também os pais têm se informado mais acerca dos benefícios da inclusão que não é discriminatória trazendo vários benefícios acadêmicos quanto sociais.

Segundo Pueschel (1995), a educação deve tornar crianças e jovens preparadas para que estejam inclusos, com uma boa qualidade de vida, chance de trabalho, que possam interatuar com pessoas que não são portadoras de deficiência ou com as que são, participando de ambientes sociais, como shopping, sentindo-se a vontade e, sobretudo, que sejam felizes.

Toda escola deve garantir uma educação de qualidade, e nas escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais tem o direito de receber qualquer apoio extra, para que lhes seja asseverada uma educação efetiva (UNESCO, 1994). Políticas atuais vigentes em nossa sociedade sugerem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino comuns. A declaração de Salamanca (1994) determina que toda criança, jovem, e adultos com deficiência Tem direito ao acesso às escolas comuns, é um direito adquirido por todo cidadão garantido por lei.

Todo o fundamento teórico metodológicos da inclusão escolar está centralizado em uma idéia de educação de qualidade para todos, respeitando as diversidades dos educandos. Diante das mudanças propostas, cada vez mais tem sido renovada a importância da preparação tanto de profissionais quanto de educadores, particularmente de professores de classe comum que atendam as necessidades educativas de todas as crianças. Estudos apontam para a atuação de professores em classes inclusivas e o sucesso de sua intervenção irá depender da prática de mudanças nas práticas pedagógicas (O’Donoghue & Chalmers, 2000), tais quais: a adoção de novos conceitos e estratégias, como a educação cooperativa (O’Connor & Jenkins, 1996);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com