TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GERAL

Por:   •  19/7/2020  •  Dissertação  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

REDE FUTURA DE ENSINO

                                                                         

                                                                               

PERICLYS LAMONIER DA SILVA

                                     

            TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GERAL

                                           

                                           PARNAMIRIM-RN 

                                                  2018


PERICLYS LAMONIER DA SILVA

                 

                 REDE FUTURA DE ENSINO

                                                                           

  TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GERAL

 

               

[pic 1]

PARNAMIRIM-RN

           2018

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GERAL

Autor1, Periclys Lamonier da Silva

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

Com a deficiência no ensino aprendizado os professores podem usar a tecnologia na sala de aula de varias maneiras diferentes. Estes podem variar de usar smartboards para mostrar simples slides do PowerPoint ou vídeos durante uma aula e também fornecer material de suporte on-line, como auxiliares de ensino, para os espetaculares cursos online abertos (conhecidos como MOOCs) que as universidades estão atualmente a usar para permitir dezenas de milhares de estudantes em todo o mundo para seguir os mesmos estudos através de vídeo aulas, auto-teste e fóruns de discussão. Muita pesquisa foi realizada (e ainda está sendo realizada) para investigar a melhor maneira de fazer uso da tecnologia para fins de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Tecnologia. Aulas. Professor.

  1. INTRODUÇÃO

Uma das razões mais citadas para justificar a necessidade de mudança na educação, ou pelo menos para rotular a educação como adequada, é a enorme evolução tecnológica que nosso mundo passou nos últimos anos. Hoje em dia, temos a Internet em nosso bolso, na forma de um smartphone, que tem exponencialmente mais poder de computação do que alguns computadores.

 Uma escola com secretárias, quadros negros ou quadros brancos, mas perece o pensamento, livros parecem algum tipo de instituição defasada, que, mesmo que use um smartboard ou uma plataforma de aprendizado, opera de uma maneira que tem uma forte semelhança suspeita com a maneira como as coisas foram feitas no passado.

2-         METODOLOGIA

Na educação, muitas vezes temos a sensação de que estamos achando cada vez mais difícil alcançar nossos alunos. É por isso que estamos tão febrilmente interessados ​​em smartboards ou plataformas de aprendizagem ou qualquer coisa nova no mercado que possa ajudar. Cada nova ferramenta parece uma solução possível, embora às vezes não saibamos qual é o problema ou mesmo se existe um.

Lamentavelmente, ficamos sobrecarregados com uma multiplicidade de ferramentas, métodos, abordagens, teorias e pseudocódigos, muitos dos quais foram mostrados pela ciência como errados ou, na melhor das hipóteses, apenas parcialmente eficazes. Neste artigo, abordamos de tudo um pouco sobre Aprendizagem e Educação, discutimos essas ferramentas milagrosas e a ideia de que os jovens de hoje são de alguma forma nativos digitais e examinamos o medo de que a tecnologia esteja transformando nossa sociedade e nossos alunos, menos inteligentes.

Para ilustrar que muitas afirmações sobre tecnologia na educação são de fato verdade, mostro neste artigo alguns mitos específicos e apresentaremos as descobertas da pesquisa que os dissipam.

Lousa digital, computadores, smartboards e tablets como o iPad - acreditava-se que todas essas novas ferramentas mudariam ou iriam mudar a educação além do reconhecimento. Mas se você olhar para a pesquisa de alguém irá perceber que a prática em sala de aula permaneceu notavelmente estável nos últimos anos. Mesmo o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, a quem você dificilmente suspeitaria de ser contra a tecnologia na educação, resumiu sua opinião sobre o assunto da seguinte forma: “Apenas dar dispositivos às pessoas tem um histórico realmente horrível”.

De acordo com (ALMEIDA, 2000, p.78), nós, educadores têm de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta. O uso correto de ferramentas e recursos, no entanto, tem o potencial de mudar a educação. Muitas vezes, esses fenômenos de mudança são gerais e não específicos. Por exemplo, a influência da palavra impressa é gigantesca, mas essa influência - como tantas outras ferramentas e recursos - está ancorada na sociedade como um todo. Você precisa descer ao nível de algo como o livro ou o quadro-negro se quiser considerar um recurso que mudou especificamente a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com