TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDADOGO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIDA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Por:   •  18/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

JOSIANE CRISTINA DE FREITAS

NEUROPSICOLOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

MACHADINHO D’ OESTE

                                              2020

JOSIANE CRISTINA DE FREITAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI

O PEDADOGO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIDA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.

.

[pic 1]

MACHADINHO D’OESTE-RO

2020

O PEDADOGO E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIDA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA.

Josiane Cristina de Freitas¹

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

 

A presente pesquisa trás uma breve reflexão do papel do pedagogo diante da mediação tecnológica e como essa ferramenta pode intervir no processo de ensino aprendizagem no contexto da educação especial e inclusiva, trazendo um retrospectiva desde do inicio da sua vida escolar, a importância do elo de ligação entre o professor e o aluno, apontando alguns desafios que está presente no dia a dia e os novos desafios. Objetivando refletir a formação do professor, suas qualificações acadêmicas, pedagógicas e interpessoais nunca perceptiva de motivar e fortalecer o docente e o discente a melhorar profissionalmente.Com isso conclui-se que é de fundamental importância que haja trocas de informações entre alunos e professores para formar profissionais humanos e capacitados para exercer sua profissão.

PALAVRAS-CHAVE: Didática. Educação. Inclusiva.

 Josycaio123@Outlook.com

  1. INTRODUÇÃO

O referido artigo é o resultado do Trabalho de Conclusão do Curso- TCC apresentado para obtenção do título especialista em neurologista, educação especial e inclusiva.

 Vivemos em mudanças constantes e na educação as mudanças também são dinâmicas e requer atualizações praticamente diariamente, e cabe a cada educador se atualizar, seja por formações, educação continuada e outros, é nesse sentido que esta presente o pedagogo, sempre atento a cada mudança que surge.

O papel do pedagogo é de suma importância em todo o processo educacional, ele está presente em todas as esferas, e não seria diferente na educação especial e inclusiva, o seu papel é muito relevante no processo de ensino-aprendizagem e pensar em sua atuação é de suma importância para compreendermos melhor o seu papel e de como ele pode ele pode atuar para o melhor desenvolvimento dessa ferramenta.

O docente precisa esta em sintonia com as novas tecnologias, conhecer e saber como ele pode ser utilizada de maneira correta e que proporcione aprendizagem, além de entender o seu caráter de pesquisador conforme Freire (2013, p. 123-124) argumenta:

[...] toda docência implica pesquisa e toda pesquisa implica docência. Não há docência verdadeira em cujo processo não se encontre a pesquisa como pergunta, como indagação, como curiosidade, criatividade.

Ainda nesse mesmo sentido apontado por Freire, Araujo (2004. p.22) no sentido etimológicamente, docência tem suas raízes no latim - docere - que significa ensinar, instruir, mostrar, indicar, dar a entender.

Nesse sentido o papel do pedagogo reflete de maneira expressiva no processo da educação especial e inclusiva, pois possibilita ao estudante condições para que o mesmo tenha acesso a aprendizagem de uma maneira facilitada e interessante.

2. O uso a tecnologia e o seu papel emancipador no processo ensino aprendizado na educação especial e inclusiva.

O processo educacional é dinâmico e vive em constantes atualizações e mudanças, essa máxima pode ser percebidas nas mais longínquas referências que temos do processo de “ensinar”, praticamente todos os dias somos convidados á experimentar o novo nesse processo.

Quando falamos em aprendizagem no contexto da educação especial e inclusiva esse desafio é ainda maior, pois leva em considerações muitos outros aspectos, e que compreenda e atenda a individualidade de cada estudante, propiciando a ele fermentas dinâmicas.  

        Dizer que a tecnológica é uma novidade nesse aspecto em pouco tempo pode ser que não seja mais, visto a dinâmica em que estamos inseridos. É visível a presença das interfaces da tecnologia no ambiente escola, cada vez mais presente na relação: tecnologia, mídia e educação.

        As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) trouxe a sociedade novos paradigmas e possibilidades, e na área de educação não foi diferente, ela veio para mediar o processo de ensino aprendizagem em diferentes contexto social e cultural.

        Os uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) estão ao alcance de muitos que outrora estavam limitados seja por questões geográficas ou sociais, fazendo com que estes tenham condições e possibilidades semelhantes.

        Dessa modo, fica evidente cada vez mais a necessidade de relacionamento harmônico entre a educação e tecnologia, possibilitando assim  sentido na vida do educando, que conseguem vivenciar a experiência educacional.

        Paulo freire já salientava sobre o processo e viés libertador que a educação tinha, principalmente quando esse processo emergi de uma experiência de dialogo, para Freire (1983, p. 46) “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com