TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida nas Grandes Cidades Modernas

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

“A vida nas grandes cidades modernas estabelece uma distância enorme entre seus habitantes e a natureza. ”

“O fato é que o habitante de uma cidade recebe sua formação em vista do mundo que espera, e não de uma ligação com a natureza orgânica. ”

“Urbanos por excelência, somos dependentes. ”

“Não havia fundadores destemidos ou idealistas decididos a fundar uma cidade. Não havia consciência individual ou de grupo que tenha levado pessoas a plantar os alicerces de agrupamentos urbanos no Egito ou na Mesopotâmia. ”

“...a agricultura inicia-se no Oriente Próximo, a urbanização também. Falamos exatamente do Crescente Fértil como local onde as Revoluções Agrícola e Urbana teriam-se realizado. ”

(Questionamentos sobre as diferenciações da origem das primeiras organizações de cidade)

O clima influi na formação das cidades

“... as encostas das montanhas e os vales podem cultivados sem grandes dificuldades (...) a terra fértil e a chuva de inverno funcionaram com elementos favoráveis...”

“Chuvas praticamente inexistentes no Sul do Mediterrâneo e Egito. Após cheias, é excelente. ”

Rio Nilo: Anualmente em fins de setembro e início de outubro inunda as margens; constroem diques e reservatórios para controlar a água.

Mesopotâmia: com os rios Eufrates e Tigre, as condições naturais eram diferentes, mas o processo caminhava na mesma direção.

“... potenciais favoráveis à agricultura (...) construir diques, cavar valetas, estabelecer regras sobre a utilização de agua (...) isso demanda trabalho e organização.

CIVILIZAÇÃO: conjunto de instituições capazes de instaurar a ordem, a paz e a felicidade, favorecendo o progresso intelectual e moral da humanidade. (Filósofos racionalistas do sec. XVIII)

“Corte nítido entre pré-civilizados e civilizados”

Concepção eurocêntrica de mundo: “(...) todos aqueles que por terem cultura e padrões de comportamento distinto do nosso constituiriam uma espécie de homens inferiores, criando ou sociedades primitivas ou simplesmente se situando à margem da lei. ”

Contraponto: atribuir a qualquer pequeno grupo de indivíduos capazes de amassar o barro e construir palhoças o conceito de civilização.

“Uma civilização, via de regras, implica uma organização política formal com normas estabelecida para governantes e governados (...) sem cidades não há civilização. ”

Livro de Gênesis: descrição de como Deus criou do caos os céus e a terra.

“Adaptações de mitos criados a partir do mundo concreto em que os sumérios e outros povos mesopotâmicos viviam, tendo em vista que os hebreus constituíam um povo semita de origem mesopotâmica. ”

O caos bíblico: “... a representação do caos mesopotâmico, em que água e terra não tinha separação definida, e no qual pântanos cobertos de juncos entremeados de tamareiras e de animais anfíbios não fossem terra nem agua. ”

Separação das partes: “deus nenhum provocou a separação (...) foi o homem, abrindo canais para irrigar os campos e secar pântanos; construindo plataformas para proteger homens e gado das enchentes (...)

“Criando, do caos, a terra e a água. ”

“ A recompensa fixou o homem à terra. ”

Não poderiam dominar sozinhos esse ambiente, sem as atividades em grupo.

“Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com