TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A alienação educacional brasileira

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A alienação educacional brasileira.

Hemilio Hortolani Boldrin*

        A história da educação do Brasil mostra que desde o período colonial a educação escolar tem objetivo de controle social. E essa realidade, esta hoje, sendo mudada nas ruas, o controle da educação não pertence à aristocracia política do país. A educação é um direito de todos, e é por ela que constitui cidadãos engajados nos problemas sociais.

        A história nos mostra que os jesuítas, trazidos ao Brasil pelos colonizadores, vieram com a finalidade de “instruir” a população indígena e os filhos dos colonos, e também defender os interesses políticos da metrópole.

        O processo educacional dos jesuítas transformou-se numa força ameaçadora no campo político e social de domínio do senhor de engenho. Causando desconforto ao governo português, destituindo assim, o domínio jesuíta na colônia.

        Com Marques de Pombal surge o ensino publico patrocinado pelo Estado, visando mudanças no Brasil com o objetivo de adaptá-lo aos interesses políticos de Portugal.

        A chegada da nobreza no Brasil foi decretada reforma no sistema educacional. Surgem novas ideias no contexto educacional, como a liberdade de ensino. Contudo, as reformas não partiram de uma realidade das instituições existentes, foi adotado um modelo importado, de interesse burguês.

        No período republicano a reforma educacional, apesar de uma visão positivista, não tinha uma pauta estabelecida, sendo assim, não conseguindo se adequar as novas tendências sócias do Brasil da época. A tendência mercantilista exercia forte influência, a questão não era o aprender ou ensinar, o objetivo da formação escolar era único e exclusivo para obter lucro.

        As ideologias de combater o monopólio do ensino não foi o objetivo na Republica Nova pelo Estado. A ideia resume-se na formação eficiente da elite, que teria a função de conduzir as massas, ou seja, o povo passivo. Houve um retrocesso, fica evidente nesse período o modelo nazifascista, a promoção do desenvolvimento econômico sem modificação da ordem social.

        Diante desses fatos, fica-se clara a alienação que o sistema de ensino tem com interesses políticos e econômicos deste país. A liberdade, a independência educacional fica restrita aos interesses de uma esfera da sociedade aristocrática e burguesa, que ainda persiste na sociedade brasileira.

Hoje fica evidente que quando a massa oprimida toma por si o direito de voz ativa nas decisões políticas, ela faz valer seus direitos e promove mudanças. Portanto, basta aos profissionais da educação tornar o sistema educacional promotor de uma sociedade integradora, inclusiva, desalienada dos interesses de uma classe social especifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com