TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

PEDAGOGIA – 4º E 5º A

LARISSA LORRAYNE SILVA CRUZ – R.A 3708598090

LAYANE MARA SOUSA VIEIRA – R.A: 1191280598

LEILA MEIRE DE SIQUEIRA – R.A: 5828175513

SIMONE C. DOS SANTOS PEDROSA – R.A 4414839895

SUZY MARY VIEIRA DA SILVA – R.A 4200073273

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Anápolis, Goiás

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

PEDAGOGIA – 4º E 5º A

LARISSA LORRAYNE SILVA CRUZ – R.A 3708598090

LAYANE MARA SOUSA VIEIRA – R.A: 1191280598

LEILA MEIRE DE SIQUEIRA – R.A: 5828175513

SIMONE C. DOS SANTOS PEDROSA – R.A 4414839895

SUZY MARY VIEIRA DA SILVA – R.A 4200073273

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho desenvolvido na disciplina Organização e Metodologia do Ensino Fundamental apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora Elisa Maria Gomide.

Anápolis, Goiás

2014

ETAPA 1 – PASSOS 2 E 3

CONCEPÇÕES DE: CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.

Ao estudar psicólogos e textos, podemos ver que ao longo dos tempos e em cada momento da história, as concepções sobre a infância vêem modificando, além disso, a diversidade e a pluralidade cultural presentes nas várias regiões das brasileiras determinadas por diferentes etnias, raças, crenças, bem como as lutas sociais contribuem bastante para as transformações dessas concepções.

Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre ao mundo a sua volta, assim se organiza buscando o desenvolvimento global e afetivo das crianças entre zero a seis anos, bem como a interação com os outros e com o meio, além da relação consigo mesmas.

Entretanto as instituições de educação infantil devem oferecer condições favoráveis para que estas crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança, e por meio dos conhecimentos de mundo, a criança deve ser capaz de construir diferentes linguagens, guiada pelos educadores, bem como entender a diversidade cultural de nosso País.

A educação infantil esta se tornando importante com base na observação da diferença do 1° ano do ensino fundamental, é de grande contribuição na formação cognitiva e social do individuo, é nesta fase que a personalidade da criança é formada, sendo assim, é necessário frisar que este período de aprendizagem se torna bem significativo para o seu desenvolvimento.

Acreditamos que esse conceito conta com uma grande aliada, peça fundamental para essa contribuição, que é a família, ela é o suporte da criança desde o inicio e apresenta o certo ou errado, é importante lembrar que a escola tem o papel de culturalizar e os pais de socializar, por isso ambas andam lado a lado, a escola e a família. A educação infantil no Brasil passou a integrar a política nacional da educação, e essa nova modalidade tem uma grande contribuição com a efetiva melhoria das condições de vida da população.

Com o ensino fundamental de nove anos aprovado pela lei n° 10.172 de nove de janeiro de 2001 tornou- se meta progressiva da educação nacional é a favor desta lei do ensino de nove anos visto que nós mulheres precisamos trabalhar e deixar os nossos filhos nas escolas, inclusive pesquisas internacionais mostram que não é cedo alfabetizar aos seis anos ou até antes, aprender é sempre bom, porque vivemos em uma cultura letrada.

Os docentes que trabalham com a educação básica, no ensino fundamental de nove anos, precisam ter conhecimentos pedagógicos específicos sobre a fase de desenvolvimento da criança, as teorias evoluem cada vez mais e o professor precisa acompanhar essas mudanças de uma sociedade em mutação. O professor para ter uma boa formação deve estar sempre participando e engajado nas questões sociais e pedagógicas, deve conhecer bem o regimento escolar que define regras, direitos e deveres de cada um.

ETAPA 1 – PASSO 4

1 Pesquisar informações sobre o Ensino Fundamental de nove anos na Legislação Educacional Brasileira.

2.0 Responda às questões abaixo:

2.1 Qual é a nomenclatura adeuada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

  • Educação Infantil – até 5 anos de idade

        Creche – até 3 anos de idade

Pré – Escola – até 4 e 5 anos de idade

  • Ensino Fundamental – até 14 anos de idade

Anos Iniciais – até 6 a 10 anos de idade

Anos Finais – até 11 a 14 anos de idade

2.2 Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?

        De acordo com a Resolução nº 3 de 03/08/2005, a faixa etária prevista para a Educação Infantil é de até 5 anos.

2.3 Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?

        Cada sistema de ensino deverá observar a legislação vigente quanto à contratação dos profissionais de educação (professores), pois algumas leis estabelecem a mesma carreira e concurso para a atuação tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Outras, no entanto, definem carreira e concurso com atuações distintas, ou seja, específicas para a atuação na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com