TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade descarnada

Por:   •  4/1/2016  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

     UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI[pic 1]

    CCHL- CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

   CURSO:LICENCIATURA PLENA EM HIATÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA E MEMÓRIA

          PROF: MAYRA

DOCUMENTÁRIO:

CIDADE DESCARNA

 Ada Suellen dos Santos C. Silva

Andréa da Costa

Gabriela Cunha

Nayra Carvalho

Reginaldo

                              Teresina,(PI) 23 de maio de 2015

QUESTÃO 1:

DENTRO DA PERSPECTIVA ABORDADA, DISCORRA SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DE TERESINA.

R: A cidade descarnada é uma história de Teresina construída pela lembrança de velhos moradores que criam um ambiente através de seus depoimentos.

No Brasil Império, José Saraiva governou o Piauí entre julho de 1850 à outubro de 1853, o sonho dele era mudar a capital, da Vila Nova do Poti até a chapada do Caisco, trouxe a administração de Oeiras para Teresina.

A navegação era uma das principais atividades em 1858 para a ligação dos Portos para comercialização estrangeira, havia uma pequena dificuldade na vida urbana, coo uma organização social precária em vários setores, como saneamento básico, instalações elétricas, era uma civilização barbárie, onde a grande ameaça era as doenças e a miséria.

Só em 1920 a cidade se moderniza, há uma nova contextualização social, onde o papel das famílias acaba se tornando uma grande contribuição para o meio político e social. Abrindo-se um leque para dois contextos: o trabalho em lugares distantes por causa de uma renda mais favorecível a sua condição, com essa deslocação a falta do agente do pai no lar e o interesse político ou social, na escolha dos casamentos que eram definidos pelos pais, conforme os interessava.

Há também a mistura de imigrantes que vinham para cá por causa do comércio, com isso incluía-se uma nova cultura a ser adicionada aos teresinenses, alguns deles grandes responsáveis pelas grandes casas de comércio externo e a construções como da igreja Nossa Senhora do Amparo.

Em relação a comunicação e Cultura, em Teresina o grande espaço a ser mais visitado era o teatro , a comunicação era bastante precária, as novelas por exemplo eram ouvidas pelas rádios, e os registros eram pouco registrado devido a falta de fotógrafos.

Então se pode perceber que Teresina assim como outras cidades passou por certas mudanças tanto social como cultural.

QUESTÃO 2:

FRENTE AO CONCEITO DE MEMÓRIA E SORE DOCUMENTO/MONUMENTO, AMBOS DISCUTIDOS POR LE GOOF, ARTICULE A IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR TODO MATERIAL HISTÓRICO COMO DOCUMENTO INDEPENDENTE DO REGISTRO ESCRITO, PENSANDO NESSE SENTIDO O DOCUMENTÁRIO COMO FONTE HISTÓRICA.

R: A memória como propriedade de conservar certas informações, remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funções psíquicas, graças as quais o homem pode atualizar impressões ou informações passadas, ou que ele representa como passadas.

Como a documentária cidade descarnada na qual com as informações da memória fez-se o retorno ao passado atualizando a imagem que foi construída trazendo-a ao presente, a história construída pela lembrança.

Nos depoimentos que são dados pela maioria de velhos, passa-se da memória oral para a memória escrita como forma de documento, que ajuda na construção da sociedade, pois a memória é um elemento essencial para a identidade individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e da sociedade de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (91.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com