TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção da Igualdade

Por:   •  15/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE

O vídeo documentário intitulado “A construção da igualdade” aborda uma temática social relevante no Brasil, a desigualdade racial e social. Os entrevistados relatam que a situação do negro nunca foi fácil, não é fácil e nunca será fácil, existe uma diferença política, histórica e cultural a ser ilidida. Na opinião do primeiro entrevistado, só por meio do trabalho é que ocorrerá uma integração, uma mudança social.

Infere-se que vem ocorrendo uma mudança atualmente no que se refere à justiça social, em que pese aludirem que os negros são uma população marginalizada, descriminalizada, que sofre preconceito. Os negros buscam a construção de uma igualdade, não de um lugar diferenciado na sociedade.

Apontam que o Brasil é o país com a maior população negra fora da África. Os negros em sua grande maioria não têm acesso a escolas, empregos, ganham menos. Segundo a UNESCO mais de 70% dos homicídios utilizando armas de fogo são praticados por negros.

Destaca-se que vários movimentos negros foram à Brasília em busca de políticas públicas voltadas para a população negra. Grande parte dessas políticas foram ineficientes ou não foram cumpridas.

São enfatizados os heróis negros como Zumbi dos Palmares (Quilombo dos Palmares), João Candido (Revolta da Chibata), aludindo que esses heróis são heróis dos negros. A população branca virava as costas para eles, comparando esses heróis com Tiradentes (Inconfidência Mineira) nota-se que este é venerado pelos brancos, desfila-se no dia de comemoração a Tiradentes, mas não se desfila em homenagem a Zumbi ou João Candido.

Por fim, infere-se que a atual situação dos negros no nosso país vem desde os tempos da colonização, onde procurou-se uma forma de menosprezá-los, inferiorizá-los. Destaca-se também as formas de resistência negra, como a formação dos quilombos e do assassinato de crianças negras para não vê-las se tornarem escravas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO

RACIAIS

PROFESSOR: Dr. LUCIANO MENDONÇA

DISCIPLINA: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFFIA AFRO-BRASILEIRA

ALUNO(A): MARIA JOSÉ JOAQUIM DE SANTANA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

CAMPINA GRANDE – PB

                 RESENHA DO VIDEO DOCUMENTÁRIO:

                         A CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com