TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação a distância - concluído

Por:   •  18/12/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE HISTÓRIA – MODALIDADE A DISTÂNCIA

[pic 2]

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROFESSOR: MARIA LUÍSA FURLAN COSTA

Nome do aluno: ROZI MARI APOLONI

RA: 136961     Polo: GOIOERÊ

PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA
valor: 10,0 pontos

A educação a distância surgiu no final do século XIX focada em cursos profissionalizantes com os materiais que eram, inicialmente enviados pelo correio e depois, também, por transmissão via rádio.

No entanto, com o pós guerra e com a necessidade de reconstruir países com urgência, foi que a educação a distância tomou forte impulso, como solução para que as pessoas que viviam distantes de instituições de ensino pudessem aprender.

No Brasil, o aprendizado por meio de curso a distância existe há mais de oitenta anos, com materiais impressos preparados para o estudo a distância e enviados através dos correios para a casa do aluno.

Com o passar do tempo e avanço da tecnologia a EAD passou a utilizar de outras ferramentas como a televisão, satélite e finalmente a internet.

Diante da necessidade de ofertar cursos superiores a distância, atendendo assim uma demanda reprimida por ensino superior no país, para as mais longínquas localidades, foi que o Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios adotaram o sistema UAB, como uma rede voltada para a pesquisa e para educação superior à distância.

A regulamentação desta nova modalidade de ensino se deve à Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), iniciando o regulamento e dando clareza para a presença da modalidade de EAD, sendo o ponto de partida do processo de oficialização que gerou a necessidade de normatizar a entrada dessa modalidade no sistema educacional vigente, para a democratização da educação.

Pelas suas próprias características, a EAD tornou-se um desafio legislativo, que precisa harmonizar-se com a realidade, com o momento histórico de todos os envolvidos, razão pela qual está sempre sendo atualizada, de acordo com a realidade e o momento histórico que estamos vivendo.

A Educação EDA é dinâmica, num país enorme em extensão territorial  como o Brasil é necessário e faz o ensino com que seja mais democrático, interiorizando o conhecimento para todos que tenham interesse, o que justifica o seu crescimento explosivo num país de dimensões continentais, por esta razão uma forte regulamentação se faz necessária, em constante evolução para evitar uma explosão de oferta de cursos sem qualidade.

Na modalidade de ensino a distância os alunos e professores estão separados pela distância e algumas vezes pelo tempo, pressupondo a necessidade de utilizar as mídias interativas.

O Estado deve estar atento para evitar o excesso ou a ausência de regulamentação, porque o processo de implementação da modalidade de EAD no ensino superior é dinâmico e precisa harmonizar-se com a realidade.

O Ministério da Educação, no ano de 2005, em parceria com a ANDIFES e Empresas Estatais, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, em especial a Gestão da Educação Superior, criou o Sistema UAB, visando a expansão da educação superior para expansão pública e democratização e acesso ao ensino.

O sistema UAB desenvolvido é uma rede formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior em integração com o conjunto de polos municipais de apoio presencial, com a parceria do Governo Federal, as instituições de Ensino Superior em integração com o conjunto de polos municipais de apoio presencial, com uns consórcios públicos.

O Objetivo é ofertar cursos superiores a distância, atendendo assim uma demanda reprimida por ensino superior no país, com o aproveitamento de acesso à rede mundial de computadores e assim ampliando a oferta de vagas para diferentes regiões, conforme reivindicada por amplos setores da sociedade.

Em cada unidade da federação, as universidades definiram, previamente, os locais dos polos regionais e sua infraestrutura para atendimento aos estudantes, onde o mesmo é acompanhado por uma tutoria que permite o monitoramento direto do desempenho de seus fluxos de atividades, o que facilita a interatividade e a identificação de possíveis dificuldade de aprendizagem.

O sistema UAB visa à interiorização da oferta de cursos em nível superior, com a utilização das novas tecnologias para que o ensino superior público de qualidade chegue cada vez mais para um maior número de pessoas.

O que se espera de um aluno de curso superior é que tenha autonomia e capacidade crítica-reflexiva, e é o tutor quem fará a mediação pedagógica da instituição educacional com esse aluno. Entretanto, para muitos alunos o mundo virtual ainda é um território desconhecido, momento em que o papel do tutor ajudará na mediação do processo de aprendizagem dos alunos criando situações que favoreçam à construção do conhecimento.

Dentre todas as responsabilidades da figura do tutor na modalidade EAD, algumas de suas qualidades sobrepõe que são autenticidade, honradez, maturidade emocional, bom caráter e cordialidade, compreensão de si mesmo, capacidade empática, inteligência e agilidade mental, capacidade de escutar, cultura social, estabilidade emocional, capacidade de aceitação, inquietude cultural e amplos interesses, liderança, etc.

Os polos educacionais são essenciais para o funcionamento da modalidade EAD, onde o aluno terá o elo de contato com a instituição a ele conveniada, com o auxílio do tutor é o sujeito que atua na mediação do processo de ensino-aprendizagem, para sanar dúvidas e orientações de leituras.

A tutoria pode ser presencial, quando atende os alunos no polo, e a distância, quando realiza esse atendimento via meios tecnológicos, com as atividades atribuídas ao primeiro, assim como podem ser atribuídas ao segundo.

Em matéria publicada no site do Ministério da Educação, no site www.gov.br, publicado    em 04 de novembro de 2022, apontam que os cursos superiores, na modalidade EAD, comparativo dos anos de 2011 a 2021 subiu 474%, ao passo que os alunos de cursos presenciais diminuíram. E continua informando que existem 2.574 instituições de educação superior, destas 2.261 são privadas e 313 públicas.

Nos dias atuais os cursos são multiplataforma, podendo acessar por meio de computadores, celulares, tablets a qualquer hora e lugar, graças à tecnologia, o que permite uma maior interação de horários e adaptação para conciliar os estudos ao modo de vida do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (100.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com