TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A era Vargas

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO ANGLO LÍDER[pic 1]

EMILLY MARTINS DUTRA

ERA VARGAS

SÃO LOURENÇODA MATA

2015

EMILLY MARTINS DUTRA

ERA VARGAS

Trabalho de Pesquisa Escrita apresentado pela estudante Emilly Martins Dutra ao Professor Silvio, com temática A era vargas, Destinado a matéria de história.

SÃO LOURENÇO DA MATA

2015

RESUMO

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua. Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi eleito como presidente e obteve poderes quase ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças.

Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934. Ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, O do Trabalho, do Comércio, daIndústria, da Saúde, da Educação, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que vários estados perdessem sua autonomia para Vargas. Foram criados regulamentados com a criação de sindicatos e diversas ações para o benefício de trabalhadores.

SUMÁRIO

Introdução 5

Desenvolvimento 6

Revolução de 1930 6

O Golpe do Exército 6

Governo provisório (1930 - 1934) 7

Governo Constitucional (1934 – 1937) 7

Estado Novo (1937 – 1945) 8

Conclusão 10


INTRODUÇÃO

Em 1930, Vargas assumiu o poder após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luíz (Presidente do Brasil em dois mandatos ( 1930 até 1945 e 1951 até 1954). O Governo de Vargas era caracterizado pelo Nacionalismo e o populismo, entre muitas realizações, ele criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, investiu bastante na área de infraestrutura, onde criou a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale de São Francisco. No ano de 1938, criou o IBGE. Os Direitos trabalhistas, também foram frutos de seu governo: A Carteira profissional, férias remuneradas e Semana de trabalho de 48 horas. Getúlio Vargas saiu do governo no ano de 1945, após um golpe militar.

No segundo mandato, Vargas voltou ao poder em 1950, através das eleições democráticas. Nesse governo, Getúlio continuou com uma política Nacionalista, onde criou a campanha do “Petróleo é nosso” que resultou na criação da Petrobrás.

DESENVOLVIMENTO

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 fortalecia no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. A principal característica centralizava o poder, entre os partidos políticos e a aliança política “Café-com-leite” (São Paulo e Minas Gerais), a República velha tinha como base a economia cafeeira e por isso tinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras. De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista, e o Partido Republicano Mineiro. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Foram realizadas as eleições para presidente da República, em março de 1930. Eleição que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos, e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era consequência de fraude. Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam uma revolta armada. A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato à vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife (PE). Como os motivos dessa morte foram duvidosos a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo toda a culpa à oposição, além da crise econômica,acentuada pela crise de 1929; a indignação, que aumentou, e o Exército, que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo. Começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas, pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar toda a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralizar o poder, eliminando os órgãos legislativos (estadual, federal e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 1930, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

No segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a mudança política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista (conjunto de ideias e preceitos político-sociaistotalitário introduzidos na Itália por Mussolini), defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Vargas. No ano 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com