TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formaçao colonial

Por:   •  22/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

A formação Social Colonial como particularidade histórica

* A colonizaçao do Novo Mundo, a partir do sec.XVI, constitui-se num elemento integrante da expansao capitalista, que parte, agora, para a reproduçao ampliada do seu processo de auto-reposiçao

*Nesse sentido o desenvolvimento do comercio e do capital comercial faz com que a produçao vá orientando-se, em toda parte, para o valor de troca, aumentando seu volume;que a produçao se multiplique e adquira um carater urbano; desenvolve o dinheiro ate converte-lo em dinheiro universal.

Marx deixa claro

*que na Antiguidade, o comercio se desenvolve e se materializa na economia escravista, de modo inverso , no processo de dissoluçao do feudalismo, conduz ao regime capitalista de produçao, como resultado de multiplos fatores que transcedem o proprio desenvolvimento do capital

*Entre os sec. XVI e XV Marx conclui que as grandes revoluçoes produzidas pelo desenvolvimento do comercio estabelecem o fator fundamental para a fragmentaçao do feudalismo e q  o moderno regime de produçao, no seu perido manufatureiro, desenvolveu-se dentro da estrutura do feudalismo.

- O que ira constituir chamado “sistema colonial” é:

*a acumulaçao de trabalhadores  em (certos) pontos junto com seus instrumentos

* o processo de transformaçao do dinheiro em capital, direcionado no sentido de ampliar a produçao de mercadorias, quer nas manufaturas europeias, quer na grande produçao do Novo Mundo.

                                 O "sistema colonial" como é chamado

*expressa o papel das colonias na produçao mundia, na divisao internacional do trabalho, que efetivamente se estrutura.

*A colonizaçao e a produçao em grande escala de mercadorias determinarao o surgimento do sistema colonial

A questão do “modo de produção escravista colonial”

*Cardoso, Gorender e Saes são autores que defendem a tese do escravismo colonial.

*Para eles o modo de produção escravista colonial é fruto do processo de expansão mercantil do capital.

*Para Saes o modo de produção escravista colonial é moderno, que nasce dependente e periférico dos grandes centros econômicos da Europa.

- Apesar de concordarem em vários aspectos surgem algumas divergências entre eles no que diz respeito ao conceito de modo de produção.

-O conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção ser o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

              Modo de produção=forças produtivas+relações de produção

Cardoso define modo de produção como:

  • A articulação entre um nível e um tipo de organização definidos  das forças produtivas e as relações de produção que lhes correspondem...

Gorender define da seguinte maneira:

  • A partir do modo de produção temos duas categorias:as relações de produção e as forças produtivas{[...] No processo de produção, os homens estabelecem entre si relações objetivas, independentes de sua vontade[...]os homens e os elementos materiais , com e sobre os quais atuam, constituem as forças produtivas.

Saes ressalta o aspecto interativo do superestrutural:

  • O modo de produção não é um todo complexo com dominância, consiste a rigor, na articulação entre, a estrutura jurídico-politica e nas relações de produção/forças produtivas, uma certa estrutura jurídico-politica criando as condiçoes para a reprodução e das forças produtivas que lhes correspondem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com