TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação do povo brasileiro

Por:   •  22/11/2017  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 4

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

 Diversas foram as raças que contribuíram para a atual formação do povo brasileiro. Somos uma população bastante miscigenada, tendo como principais grupos nessa formação, os nativos (indígenas), os colonizadores principais (portugueses), os africanos, e os demais “colonizadores” que chegaram posteriormente como imigrantes (holandeses, alemães, italianos, japoneses entre outros). Atualmente com grande intensidade estão presentes em nosso país imigrantes bolivianos, peruanos, coreanos e nigerianos.  

Durante os anos de colonização, os portugueses exerceram grande influência sobre nossa cultura. Observamos essa influência na religião com o catolicismo, nos folguedos populares, o folclore, pratos típicos e no idioma com a Língua Portuguesa que predomina em todo território.

Justamente por sermos um país tão miscigenado, foram criadas três categorias para definir o “fruto” das relações entre índios, negros e brancos. Sendo considerado assim, o mameluco a descendência entre índio(a) e branco(a), o cafuzo a descendência entre negro(a) e índio(a) e o mulato a descendência entre negro(a) e branco(a).

O antropólogo Darcy Ribeiro define o surgimento do povo brasileiro:

“Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. [...]Somos uma cultura sincrética, um povo novo que apesar de fruto da fusão de matrizes diferenciadas se comporta como uma só gente sem se apegar a nenhum passado. Estamos abertos é para o futuro” (RIBEIRO, 1995, p. 9).

Quando os portugueses colonizadores chegaram ao Brasil, se depararam com milhões de indígenas que estavam agrupados em mais de mil povos e habitavam as matas, as serras, e as praias.

Os povos indígenas mais comuns eram os Potiguar, os Tupinambá, os Caeté, os Tupininquim e os Tupi-Guarani. Não era um povo único, mas uma miríade de povos tribais que se distinguiam por seu território, sua língua, seus rituais e costumes.

Em carta enviada a Portugal, Pero Vaz de Caminha descreve o povo indígena e suas curiosidades. Em trecho a carta relata:

“A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.

[...] Os cabelos são lisos e cortados por cima da orelha. Trazem nas mãos arcos e flechas. André Pereira e Adriana Torres. A carta de Pero Vaz de Caminha. Ao Livro Técnico, 1991. P.10-1

Durante o contato entre os povos indígenas e os portugueses, ocorreram relações amistosas e relações de guerra. Essas relações amistosas se deram por três principais meios:

a) Através do escambo. Troca de pau-brasil por objetos que eram úteis aos indígenas como foices, machados, facas, espelhos;

b) Pelo casamento entre portugueses com mulheres tupis;

c) Da aliança entre os portugueses com alguns grupos indígenas a fim de derrotá-los e escravizá-los como ocorreu quando os portugueses e Tupiniquim se aliaram para guerrear contra os Tupinambá.

As armas de fogo usadas pelos europeus nas guerras, assim como as doenças trazidas por eles, mataram dezenas de milhares de indígenas.

Doenças como gripes, tuberculose, sarampo e varíola matavam em grande escala, pois os indígenas não tinham em seus corpos defesas naturais contra esses males. Além disso, as doenças se manifestavam de forma epidêmica. Percebe-se que 200 anos após a chegada dos colonizadores, os Tupinambás já haviam sido varridos do litoral. Os sobreviventes fugiram para o sertão.

Heranças Indígenas

Os povos indígenas nos deixaram como herança uma influência cultural marcante. Vem deles o costume do banho diário, do andar descalço e dormir em redes.

Na culinária o uso da mandioca e seus derivados, o costume de comer frutas, (principalmente o cupuaçu, graviola, caju, buriti e o açaí), os pratos derivados da caça como peixes como picadinho de jacaré e peto tucupi.

Herdamos também o cultivo e o manuseio de plantas para uso medicinal. Plantas que hoje são utilizadas na medicina e na cosmetologia.

A língua portuguesa brasileira também teve grande influência indígena. Palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) são de origem indígena. Também são indígenas nomes próprios como Ibirapuera, Jabaquara, Tucuruví e Tietê.

A participação africana na formação do povo brasileiro

Os índios tiveram seu território invadido, seus hábitos transformados e suas crenças violentadas. Além dos índios, temos o povo negro, oriundo do continente Africano, que foram arrancados de sua terra natal e trazidos de maneira compulsória na condição de escravos. Eles adentraram o país como mercadoria na época colonial para servirem como mão-de-obra  principalmente no cultivo da cana-de-açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com