TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da Copa das Confederações

Artigo: A história da Copa das Confederações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A história da Copa das Confederações

A Copa das Confederações teve sua primeira edição realizada na Arábia Saudita, em 1992. Naquela época o torneio era chamado de Copa do Rei (King Fahd Cup) e participaram do evento apenas a própria Arábia Saudita e outras três seleções convidadas: Costa do Marfim, Estados Unidos e Argentina – que acabou vencendo a competição.

Em 1995, novamente a Arábia Saudita promoveu a competição. Desta vez, seis seleções disputaram o evento – Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a seleção anfitriã – Arábia Saudita. A grande surpresa ficou por conta do título conquistado pela Dinamarca que bateu a Argentina na grande final por 2 a 0.

O número de espectadores nas duas edições (280 mil), apesar de realizadas na Arábia Saudita e não serem oficiais, era atraente e a FIFA viu com bons olhos o evento, chamando para si a organização do mesmo a partir de 1997.

CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Ano Sede Campeão Vice-campeão

1992 Arábia Saudita Argentina Arábia Saudita

1995 Arábia Saudita Dinamarca Argentina

1997 Arábia Saudita Brasil Austrália

1999 México México Brasil

2001 Coréia do Sul e Japão França Japão

2003 França França Camarões

2005 Alemanha Brasil Argentina

2009 África do Sul Brasil Estados Unidos

Surgia assim, a Copa das Confederações. Apesar de continuar a ser realizado na Arábia Saudita, o torneio já passou a contar com oito seleções representando os seis continentes. O número de espectadores pulou para cerca de 300 mil e, melhor do que isso, só mesmo o fato da seleção brasileira ter sido a grande campeã ao derrotar a Austrália na final por 6 a 0.

Em 1999, pela primeira vez em sua história, a Copa das Confederações deixou de ser realizada na Arábia Saudita. O torneio foi disputado no México que soube muito bem aproveitar a vantagem de jogar em casa e levou o título da competição ao derrotar a seleção canarinho na final. A edição seguinte, em 2001, foi realizada no Japão e Coreia do Sul, países que sediariam a Copa do Mundo em 2002. Dessa maneira o torneio ganhou ainda mais importância já que serviu, pela primeira vez, como preparatório para a disputa do Mundial. A França ficou com o título não só desta edição, como também da edição seguinte, em 2003, quando sediou a competição.

Em 2005 a FIFA anunciou mais uma grande mudança. A partir desta edição o evento não mais seria realizado de dois em dois anos e sim, passaria a ser disputado de quatro em quatro anos, sempre no ano anterior ao da realização da Copa do Mundo. Essa edição foi disputada na Alemanha e o Brasil foi o grande campeão ao derrotar a seleção da Argentina por 4 a 1 na grande final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com