TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da educação física

Relatório de pesquisa: A história da educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

A história da Educação física baseia-se nos fatos do passado para melhor compreensão do presente e preparação para o futuro.

GRÉCIA: formada por diferentes povos, os ideais políticos tinham como objetivo a formação do cidadão, onde somente os homens tinham direitos políticos de participar da democracia, enquanto as mulheres e crianças não eram considerados integrantes desses grupos. Nesta época quando a educação consistia na formação do corpo, da mente e da moral, as meninas permaneciam no lar, privadas de ter uma educação formal, já os meninos tinham uma formação integral para um dia torná-los cidadãos.

 Grécia palavras chaves: DEMOCRACIA e CIDADÃO.

 Frase significante: "Na Grécia a educação se dava através do diálogo".

ROMA: o estado visava perpetuar valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais familiares. Com a intervenção do estado nos assuntos educacionais, os supervisores e professores passavam por um regimento baseado no dos militares e os métodos de educação eram penosos de memorização, intercalados de castigos. Onde o ensino de música, de canto e de dança era tolerado apenas para fins recreativos. A sociedade romana composta por grandes proprietários, Plebeus e Patrícios, proibiam os escravos de estudar, e os pequenos proprietários eram excluídos do poder e do direito ao voto. Nesta época a mulher ainda era vista em uma condição social inferior, porque era limitado de conhecimentos, visada somente a serviços domésticos. Já os homens desde pequenos iam á festas e a acontecimentos importantes, aprendia a ler e escrever, participava junto ao pai das coisas relacionadas ao comércio, até ser encaminhado para a função política ou militar. No século I A.C. a educação iniciou o ensino superior com cursos de direito, filosofia e etc. visando a melhoria da elite. Sendo assim liberou os professores de impostos, alimentaram os pobres, oficializou a nomeação de professores, para fazer oposição a expansão do cristianismo. Quintiliano um dos mais respeitados pedagogos romanos, criticava as formas vigentes de dificultar a aprendizagem, recomendava alternar trabalho e recreação, mudando padrões da sociedade romana. Os luxos e orgias aos poucos iam acabando com o povo romano. Por fim invasões arrasaram o antigo e poderoso Império romano, destruindo sua força e seu orgulho.

 Roma palavras chaves: BUROCRACIA e ELITE.

 Frase significante: "A educação romana era utilitária e moralista organizada pela disciplina e justiça".

Na idade média onde a educação era mediada pela fé tornou-se fonte de preocupação, a igreja não se preocupava com a Educação física considerava o corpo pecaminoso.

 Palavras chave: PODER e LIBERDADE

 Frase significante: ”As mulheres não tinham acesso á educação formal”.

Na idade contemporânea era a era de produção, sistema fabril, ferrovias etc.

 Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO e MÃO-DE-OBRA

 Frase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com