TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da saúde publica no Brasil

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno-

Professor(a)-

Matéria-

História da saúde pública no Brasil-Um século de luta pelo direito à saúde

Resenha:

O documentário tenta demonstrar como era a saúde pública no nosso país no começo do século xx e sua transformação dada até os presentes dias e a influência das políticas públicas e privadas para essa transformação.

Ela enfoca  nos mecânismo criados para evolução da saúde desde 1900 e sua desenvoltura, os que tiveram sucesso e os que foram um fracasso ao longo da história,começando por  acontecimentos dramáticos que foi o surto de varíola,malária.Posteriormente o documentário demonstra a criação das caixas de aposentadoria e pensões e os IAP's pelo governo e a insatisfação do operário urbano pois os direitos eram desiguais.

Ele tenta repassar a forma ditatorial acontecida no anos 20 que implementa a lei da vacinação obrigatório contra a varíola acarretando por causa do pouco entendimento da população pois não entendiam até o que era uma vacina,um acontecimento entitulado a "revolta da vacina".

Posteriormente por causa da forte pressão de militares e intelectuais para novos serviços de saúde pública,e a criação de novos institutos de aposentadoria e pensões.

Em 1964  a condição de saúde piorava,surgindo propostas por parte do movimento social,reivindicando reformas de bases imediatas,que acabou dando lugar ao golpe militar.Depois da segunda guerra mundial Getúlio é derrubado e o General Dutra assume,mas Vargas é reeleito,pegando o modelo americano da saúde na construção de grandes hospitais onde concentraria todo o atendimento médico de toda região colocando os postos de saúde em segundo plano.

Futuramente entre 1967 e 1973 caracterizado pelo desenvolvimento econômico desordenado,com baixos salarios e a revolta da população e a alta sensura pela ditadura militar,as lutas constantes de minorias suburbanos mostra a "força do povo" em mudança,começando com reuniões de mães de famíla ate se estendendo para todo o resto da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com