TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de repensar as práticas de ensino da história

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

A importância de repensar as práticas de ensino da história.

  1. Autor Isabela Bocorny Adolfo
  2. Prof. Orientador: Jaquelne Silveira de Souza
  3. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História – TURMA FLX1037 – Estágio III

30/11/2018

  1. RESUMO

        A revolução tecnológica a qual vivemos não pode ser negada enquanto período ao qual estamos inseridos, bem como o professor por vezes se vê como segundo plano dos alunos, absortos em seus aparelhos e em suas diversas redes sociais. Diante desta gama de recursos que, muito nos auxilia em pesquisas e em aproximarmos dos outros é que podemos perceber que há a necessidade de se repensar as práticas de ensino de história, que é tão pautada em aulas expositivas, muitas vezes se mostrando uma dificultadora do processo de ensino, assim sendo, percebo a necessidade de utilização de vídeos, charges, filmes, músicas, pinturas, enfim meios que possibilitem tornar tangível assuntos tão abstratos. E foi a partir desse reconhecimento, que apliquei em sala de aula, durante o Estágio III, para o Ensino Médio, que tentei aplicar em sala de aula essa “mudança”. Verifiquei no decorrer do estágio que não se trata apenas de inserir o conteúdo de uma aula e transferi-lo para a esfera digital, é necessário que se procure de maneira eficaz trazer para as aulas meios inovadores e que instiguem os alunos, também conclui que nem sempre será possível a utilização de meios eletrônicos e é por isso que cabe ao professor a responsabilidade de criar uma aula que instigue o aluno e o faça pensar. Minha experiência foi bastante desafiadora e gratificante , acredito que obtive bons resultados.

Palavras-chave: Estágio. História. Repensar.

  1. 1 INTRODUÇÃO

        Vivemos um momento delicado para se falar sobre história, em que ela está sendo posta em jogo como disciplina e muitas vezes como detentora de fatos. A verdade é que no contexto atual de nosso período que se pauta nas inovações cada vez mais constantes dessa intensa revolução tecnológica, a história cai em um padrão em que pouco se fala, procura e dá-se atenção aos momentos passados.

        Foi nesse contexto e  percebendo esse paradigma, que aproveitei meu estágio em Ensino Médio, para aprofundar e tentar aplicar a viabilidade de novas ferramentas de aprendizagem com o corpo discente, bem como de repensar o papel do aluno na construção do saber. Desta maneira, em posse do conteúdo a ser ensinado, efetuei a preparação da aula, para qual me dediquei com afinco.

        Com o auxilio de programas de computador e utilizando a internet, que sem dúvida é de fundamental importância para a construção do conhecimento (embora seja necessário cuidado com páginas de conteúdos falsos), elaborei aulas que buscavam a utilização de filmes, HQ's e que instigavam a participação do aluno para a construção do conhecimento.

        Desenvolvi meu estágio no Colégio Estadual Vila Becker, na cidade de Novo Hamburgo, RS, no bairro Operário. Ao final da rua Bento Manoel pode-se perceber a vegetação e os muros grafitados que ilustram a fachada deste colégio. Já dentro podemos visualizar o espaço físico amplo e que busca a preservação da natureza ali existente. Existem 2 quadras poliesportivas, um pavilhão destinados a socialização de trabalhos e interações com alunos e comunidade. Além disso, há também uma biblioteca que atualmente está fechada pela falta de um bibliotecário, e uma sala de informática. Contam com 7 profissionais que atuam na gestão escolar, possui 28 professores atuantes em sala de aula e alguns destes possuem pós graduação.

        Este trabalho será apresentado da seguinte maneira: no item 2 apresentarei a área de concentração, em que há a fundamentação teórica. No item 3, vou expor as vivências de estágio e já no item 4 farei minhas considerações finais.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

        Escolhi como área de concentração o tema “Dinâmicas do ensino da História”, para que fosse possível a utilização de diferentes métodos de ensino em minhas regências, que fujam a aula expositiva que muitas vezes não consegue envolver e construir o conhecimento do discente para assuntos tão abstratos que podem ser tratados nas aulas de história.          

        Com a pesquisa e depois com o estágio, acredito que foi possível repensar as práticas do ensino de história, identificando alguns desafios no processo de ensino e aprendizagem, pude averiguar as atividades didáticas e práticas, bem como, reconheci e busquei aplicar, da melhor forma, os diferentes meios de propagar o ensino, seja usando internet, filmes, HQ's, ou fazendo atividades de interação.

        A prática alicerçou ainda mais a ideia de que é dever do docente planejar aulas dinâmicas que despertam o interesse, evitando aulas expositivas e laudatórias.

A ação pedagógica muda porque mudam seus agentes: mudam os professores, mudam os alunos, mudam as convenções de administração escolar e mudam os anseios dos pais. (...) Bem, se estamos concluindo que o “fazer histórico” muda bastante, se estamos concluindo que a escola muda também, é imperativo pensar que a renovação do ensino de História deve ser trazida constantemente à tona. (KARNAL, 2010, p. 9).

        

Devemos compreender que ensinar e aprender são processos distintos, consequentemente um não resulta no outro. Não podemos desconsiderar os conhecimentos dos estudantes, há que se deixar de lado o pressuposto de que são como uma folha em branco, em que se aprende tudo que lhes ensinado. Antunes (2008, p.36) afirma que por muito tempo se confundiu o aluno com um ser passivo, o professor com um transmissor e que a aprendizagem se dava por meio da repetição.

Outro ponto importante é a forma como se está ensinando, tendo em vista, que o professor apresenta conteúdos que já passaram há algum tempo e que podem ser desinteressantes e pouco estimulantes, nesse contexto impossível deixar de lado o fato dos jovens conseguirem fazer diversas coisas online. Por isso, é necessário que os educadores se adaptem a realidade em que estão inseridos, elaborando aulas cativantes, fazendo com que os estudantes explorem sua criatividade, possibilitando momentos lúdicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com