TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do estudo da história

Tese: A importância do estudo da história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Tese  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique a importância do estudo da História .

R : O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas e jurídicas da sociedade em que vivemos.

A partir do estudo do passado podemos entender o processo de transformação da natureza, realizado pelo acúmulo de conhecimento dos homens, e que possibilitou mudanças substanciais no modo de vida da humanidade e no próprio homem, além de abrir horiz1) Explique a importância do estudo da História .

R : O estudo da História é importante porque nos dá condições de entender as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas, ideológicas ontes de transformações em nossa sociedade.

2) Como podemos definir a História ?

R : Podemos definir ‘história’ como:a ciência que analisa as sociedades humanas do presente. Uma ciência que visa entender o homem do passado. Uma ciência que estuda a evolução humana no decorrer do tempo. Uma disciplina que analisa o presente a partir da perspectiva do passado. A disciplina que se volta única e exclusivamente para o passado.

3) Aponte as divisões históricas .

R : Os historiadores costumam dividir o tempo histórico da seguinte forma: Pré-História, que vai do surgimento dos primeiros hominídeos (4 milhões de anos atrás) até a invenção da escrita (4000 a.C.); Idade Antiga, que vai de 4000 a.C. até o século V d.C.; Idade Média, compreendida entre os séculos V e XV; a Idade Moderna, que fica entre os séculos XV e XVIII; e a Idade Contemporânea, que vai dos fins do século XVIII até os dias atuais.

4) Cite as principais características das sociedades antigas .

R : 1. Sociedades estamentais e desiguais (cada indivíduo ocupava um estamento- lugar na sociedade- e dele não podia sair- não havia mobilidade social);

2. A classe mais poderosa era sempre uma aristocracia os nobres- chamados de Patrícios em Roma e Eupátridas em Atenas, por exemplo;

3. Os sacerdotes (clero) tinham grande importância, principalmente nas sociedades orientais;

4. Havía uma classe média formada por comerciantes, artesãos e empreendedores - quase sempre ricos, mas que não participavam da vida política;

5. O grupo de camponeses (agricultores) era o mais numeroso, mas era muito pobre.

6. O grosso do trabalho era feito por escravos (prisioneiros de guerra, filhos de escravos ou pobres escravizados por não pagarem as suas dívidas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com