TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM PORTO REAL E RESENDE ENTRE OS ANOS 2005 A 2015

Por:   •  29/11/2022  •  Monografia  •  6.711 Palavras (27 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE[pic 1]

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

INSTITUTO DE HUMANIDADE E SAÚDE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM PORTO REAL E RESENDE ENTRE OS ANOS 2005 A 2015

Mariana Moreira do Amaral

Rodolfo Vinícius de Souza Cunha

Volta Redonda, 2019

Mariana Moreira do Amaral

Rodolfo Vinícius de Souza Cunha

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM PORTO REAL E RESENDE ENTRE OS ANOS 2005 A 2015

Artigo científico apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração, do Instituto de Humanidade e Saúde, do Centro Universitário Geraldo Di Biase.

Professor-orientador: Deyvison Roberto Nascimento

Volta Redonda, 2019

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM PORTO REAL E RESENDE ENTRE OS ANOS 2005 A 2015

Mariana Moreira do Amaral[1]

Rodolfo Vinicius de Souza Cunha[2]

RESUMO:

A industrialização tem grande importância para o desenvolvimento econômico de um país, ou até mesmo de uma região, contribuindo na geração de emprego e renda inclusive para outros setores de atividade. O desenvolvimento, além de questões econômicas, passa por outras dimensões de qualidade de vida da população: saúde, educação, diminuição da pobreza e outros. O objetivo deste artigo é analisar através de indicadores econômicos e sociais, o impacto que a industrialização trouxe para o médio vale do Paraíba. O método utilizado desta pesquisa é a abordagem qualitativa com informações coletadas por meio de análise bibliográfica. Os resultados encontrados através desse artigo indicam que a industrialização teve forte participação no crescimento econômico da região ocasionando o fomento da empregabilidade e renda; entretanto, os indicadores sociais não acompanharam tal crescimento.

Palavras-chave: Desenvolvimento e crescimento econômico; Industrialização; Médio Vale do Paraíba.

ABSTRACT:


Industrialization was of great importance for the economic development of a country, or even a region, contributing to the generation of employment and income even for other sectors of activity. Development, in addition to economic issues, goes through other dimensions of the population's quality of life: health, education, poverty reduction and others. The purpose of this paper is to analyze through economic and social indicators, the impact that industrialization has brought to the middle Paraíba valley. The method used in this research is the qualitative approach with information collected through bibliographic analysis. The results found through this article indicate that industrialization had a strong participation in the economic growth of the region causing the promotion of employability and income; however, social indicators did not keep up with such growth.

Keywords: Development and economic growth; Industrialization; Middle Paraíba Valley.

1 INTRODUÇÃO

As indústrias se desenvolveram no Brasil a partir de mudanças efetivas de caráter econômico, social e político que começaram a ocorrer nos últimos trinta anos do século XIV.

Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, a industrialização estava associada à produção de café e aos derivados dela. O café desempenhou uma grande importância econômica para o Brasil, pois era o único produto brasileiro de exportação.

O processo de industrialização começou efetivamente a partir da segunda metade do século XX, ainda nas primeiras décadas de 1930, momentos depois da crise de 1929. Crise em que ficou conhecida como “Grande Depressão”, pois foi uma grande depressão econômica. As principais causas da Crise de 1929 estão ligadas a padronização da economia e à oferta de créditos baratos. A produção estava em ritmo acelerado, mas a população não absorvia esse crescimento, pois esperava preços melhores e assim acabava gerando estoques de produtos. Foi assim que o Brasil sentiu os impactos devido às produções de café, principal produto de exportação do país. Com a recessão, o café paralisou no mercado brasileiro e o preço despencou fazendo com que os cafeicultores tivessem prejuízos enormes.

Foi nesse determinado período que o país enfrentou transformações políticas com o episódio da Revolução de 1930 e começou a dar sinais de desenvolvimento industrial com o governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1945).

Um exemplo da política varguista foi a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda – RJ, e também as construções da Companhia Vale do Rio Doce, destinadas à exploração do minério de ferro em Minas Gerais, e da Petrobrás em 1953, que contribuíram bastante para o aceleramento do crescimento industrial.

O crescimento industrial ganhou mais dimensão durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1961). JK abriu a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais. Foi durante este período que ocorreu a instalação de montadoras de veículos internacionais (Ford, General Motors, Volkswagen e Willys) em território brasileiro.

O presente artigo irá demonstrar como o processo de industrialização e crescimento econômico no Brasil abriram as portas para a industrialização da nossa região Sul Fluminense. Localidade esta, com ênfase nas cidades de Resende e Porto Real, no qual se encontra o pólo industrial, fator determinante para o desenvolvimento econômico do Médio Paraíba.

Para que sejam tomadas medidas capazes de alavancar o nível de desenvolvimento, é necessária a obtenção de dados, estatísticas e informações que permitam identificar quais são os principais problemas que as populações e os lugares vivem. Iremos citar nesse trabalho, como os indicadores socioeconômicos são de fundamentais e como os mesmos influenciam no desenvolvimento econômico de determinada localidade.

Objetivou-se analisar os indicadores econômicos dos municípios, buscando entender os impactos do crescimento da industrialização no processo de desenvolvimento socioeconômico das cidades de Resende e Porto Real. Para os específicos, apresentaremos a análise dos impactos que as cidades sofreram com a industrialização; a evolução de indicadores como o desenvolvimento econômico, crescimento populacional, Produto Interno Bruto, qualidade de vida; analisar e acompanhar os indicadores da educação e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (372.8 Kb)   docx (208 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com