TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vitória e supremacia da ideologia tecnocrática

Por:   •  12/9/2017  •  Seminário  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

A vitória e a supremacia da Ideologia Tecnocrática

     Entre 1964 e 1985 nosso país passou por uma mudança radical no seu regime político-administrativo, onde as orientações ideológicas foram reformuladas politicamente na educação, na cultura e na religião com o intuito de derrubar o regime anterior existem na nação. Tal regime, conhecido como Ditadura Militar, passou a implantar suas próprias ideologias na sociedade, que por repressão, não tinha liberdade de expressão.

A ideologia implantada na década de 30, quando se predominava o populismo tinha como objetivo equilibrar os modelos econômicos e políticos , que envolviam o capitalismo internacional e um governo de massas. Quando a dificuldade atingiu o modelo capitalista, houve a união  do empresariado nacional e internacional com os militares dando início a derrubada do Governo Goulart(1964), passando assim a  implantar a Ideologia Tecnocrática que deu início então a um regime Tecnoburocrático, ou seja, uma sociedade controlada e administrada pela política militar.  Desde então o Estado periférico passou a assumir uma aliança com as grandes potências, dentre elas os Estados Unidos.  

Já a educação, sofreu uma complexa reorientação, uma importantíssima transformação com os acordos MEC-USAID , que foram convênios secretos firmados entre o Ministério da Educação do Brasil e a United States Agency for International Development reformando os ensinos brasileiros de acordo com os padrões norte-americanos. Entre as reformas, as mais significativas foram a fusão do primário (5 anos) e o ginásio(4anos) criando o primeiro grau com oito anos de duração, e a fusão do ensino médio com o ensino tecnicista, criando o segundo grau com duração de 3 anos firmados pela Lei 5.692 em 1991. Já o curso superior, firmado pela Lei 5.540 em 1968, se tornou o terceiro grau eliminando um ano de ensino. Tais reformas também tinham a intenção de privatizar a escola pública , buscando diminuir a carga horária e abolir algumas matérias, como história e filosofia ,  para que a sociedade não tivesse um senso-crítico ,não tivesse os olhos abertos em relação a Ditadura.  

A Igreja era uma das bases de apoio dos militares antes do golpe ocorrido em 1964, porém  ao descobrir os métodos de tortura utilizados por tais feitores para com a sociedade e que sua ideologia catolicista havia sido completamente dispensada pelo regime para que a ideologia laica fosse implantada no país , se opôs ao movimento golpista , foi marginalizada e até mesmo reprimida por algumas vezes. Assim como a educação, a igreja passou a ser subordinada das autoridades administrativas que passou a ter que se impor as formas de ensino ditadas pelas autoridades , agora, a igreja e a escola da época eram politicamente vigiadas e divididas para beneficiar apenas uma certa classe. A escola foi fragmentada em pública, voltada para a classe mais pobre, onde  os ensinos eram apenas para a formação técnica e profissionalizante gerando mão-de-obra barata e a privada ,voltada para a classe mais rica, onde realmente havia formação e qualificação para o ensino superior.

A Ideologia Tecnocrática anulou os princípios Neoliberais existentes no período anterior e essa nova concepção emite um falso liberalismo onde a igreja, a educação e a política se uniram em torno de um único propósito, a autonomia capitalista do país. Tais ocorridos contribuíram para o desenvolvimento dessas áreas citadas, a educação e a religião , entretanto o real objetivo é sempre visar o seu próprio beneficio e nesse caso visava o fortalecimento do regime ditatorial que implantaram no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com