TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CULTURA AFRICANA

Por:   •  17/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CULTURA AFRICANA

1. INTRODUÇÃO

   A cultura africana é uma cultura denominada pelos historiadores e antropólogos como plural. Essa denominação se deve ao fato de que a diversidade caminha para uma diferença gigante até mesmo no próprio continente. África não é um país, mas sim um enorme continente. Segundo cientistas o maior continente do planeta e o primeiro território habitado por seres humanos. Ali, a sociedade como um todo emergiu. Surgiram idiomas, religiões, regimes políticos e o exercício de atividades econômicas. Enfim, uma vasta ação cultural constante, que determinou o povo africano com uma cultura rica e milenar.

2. CULTURA AFRICANA

É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus. Os viajantes, missionários e dirigentes coloniais foram os responsáveis pelos primeiros relatos acerca da cultura dos povos africanos. Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história.

  3. ASPECTOS GERAIS

 

   De uma maneira geral, muitos africanos praticavam a agricultura, a caça e a pesca, vivendo em comunidades fixas ou nômades, formando pequenas tribos ou grandes reinos, e tendo como chefes políticos, muitas vezes, o sumo sacerdote de suas religiões.  O costume africano sempre reverenciou os espíritos das florestas, das pedras e aceitavam a coexistência com forças desconhecidas da natureza, fazendo com que cada povo tivesse uma origem mitológica para explicar as próprias origens.

4. ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

   Os povos africanos podem ser nômades e vagarem pelo deserto ou se fixarem em território para construir grandes impérios. Também podem ser formados por pequenas tribos ou grandes reinos, onde o chefe político e o sumo sacerdote podem ser a mesma pessoa. Sejam governados por clãs de linhagem ou por classes sociais específicas, estes povos irão constituir grandes patrimônios materiais e imateriais presentes até os dias de hoje.

   5. RELIGIÕES NA CULTURA AFRICANA

Em termos religiosos, vários cultos estão presentes na África, com destaque para o islamismo e cristianismo. Além deles, destacam-se as religiões tradicionais, muitas vezes vistas como prática de magia e a feitiçaria. Cada povo africano tem suas origens mitológicas para explicar suas origens. A forma mais conhecida destas religiões envolve o culto aos Orixás (divindades de origem Loruba ou Nagô) e englobam uma ampla variedade de crenças e ritos.

  6. PEÇAS ARTÍSTICAS

   A produção artística da cultura africana tem um valor simbólico, com peças usadas para adorno corporal, trajes típicos e itens de uso sagrado ou para as atividades cotidianas. Os produtos na cultura africana se voltam para antepassados, com figuras geométricas e antropomórficas. Estas peças podem ser esculpidas, fundidas, pintadas, trançadas, tecidas e utilizadas como adornos corporais obtendo uma correlação com o que os índios brasileiros faziam, eram comumente utilizados e ainda representavam um significado de devoção a uma divindade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com