TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS IMAGENS DE INDEPENDÊNCIA

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        ANÁLISE DAS IMAGENS DE INDEPENDENCIA        3

1.1        A INDEPENDENCIA DO BRASIL        3

1.2        A INDEPENDENCIA DO URUGUAI        4

2        PLANO DE AULA        6

3        CONHECIMENTO E LINGUAGEM VISUAL        7

REFERÊNCIAS        8



  1. ANÁLISE DAS IMAGENS DE INDEPENDENCIA
  1. A INDEPENDENCIA DO BRASIL

[pic 12]

A imagem acima representa a Independência do Brasil, e se trata de uma pintura feita no ano de 1888 por Pedro Américo. Ela está disponibilizada no site www.historiadasartes.com.

Essa pintura feita por Américo representa a cena de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil, e tem como características Dom Pedro I no topo da tela ao lado de sua comitiva com suas espadas alçadas. Também aparecem á direita e á frente do grupo principal, em semicírculo, os cavaleiros da comitiva; á esquerda, e em oposição aos cavaleiros está um longo carro de boi guiado por um homem do campo, que olha a cena curiosamente.

A imagem acima é bem peculiar, pois não relata com exatidão o ocorrido no dia da Independência do Brasil. Essa cena foi produzida pela imaginação do pintor. O próprio Pedro Américo reconheceu que seria impossível fazer uma relação entre a pintura e o episódio, não apenas porque havia uma grande diferença de tempo entre a tela pintada e a Proclamação da Independência, mas também porque não seria possível reconstituir minuciosamente o acontecido, pois faltavam relatos sobre ele.

Apesar disso, o autor ressalta o marco histórico da Independência Brasileira com muita grandiosidade além do que realmente aconteceu, isto a pedido da Família Real, pois a ideia da obra era ressaltar o poder monárquico do recém-instaurado Império. O Cenário onde ocorreu o fato é bem perceptível. A casa ás margens do Rio Ipiranga, que está presente na pintura, foi fielmente reproduzida assim como estava no ato do fato histórico, e Dom Pedro I bradando o Grito do Ipiranga também aconteceu como feito na pintura.

Em relação entre as datas de produção da imagem e do fato histórico representado existe uma curiosidade: a pintura foi terminada no ano de 1888 em Florença, na Itália (precisamente 66 anos após a Independência ser Proclamada), á pedido da Família Real, pois ela investia na construção do Museu do Ipiranga (atual Museu Paulista da USP).

Por fim, a imagem tem como objetivo passar para nós uma ideia de como aconteceu o fato histórico, para nos lembrarmos com grandeza e orgulho de uma data tão significativa, marcante e decisiva na história da Independência Brasileira, servindo também de Fonte Histórica para ser trabalhada e estudada pelos Educadores nas Escolas.

  1. A INDEPENDENCIA DO URUGUAI

[pic 13]

A imagem acima se trata de uma pintura que retrata A Independência do Uruguai, e foi feita por Juan Manuel Blanes, sendo finalizada no ano de 1877. Ela está disponível no site https://artetestemunho.blogspot.com.br.

A pintura de Blanes representa o desembarque de Lavalleja e seus companheiros á praia de La Agraciada, e tem como característica o patriotismo, representado na imagem pelos companheiros de Lavalleja de braços erguidos, estando alguns com espadas em riste, o que representa o sinal de juramento de liberdade ou morte. No centro, no local mais iluminado, estão representados aqueles que foram glorificados como os principais heróis nacionais: Juan Antonio Lavalleja, segurando a bandeira vermelha, azul e branca, com os dizeres "libertad o muerte", e do seu lado direito, Manuel Oribe, segurando um chapéu no alto.

A relação entre a representação na imagem e o Fato Histórico está no processo histórico ao qual a pintura se refere, que são as lutas de Independência do Uruguai contra o Brasil, em 1825.

Para realizar essa pintura, Blanes frequentava os temas históricos em sua produção, e realizou uma reconstrução pormenorizada dos caracteres fisionômicos dos protagonistas, entrevistando alguns sobreviventes daquele dia e recolhendo uma apreciável quantidade de informações para apresentar em sua obra.

Um Aspecto bem perceptível na imagem que nos leva diretamente ao fato Histórico é a bandeira de três listas horizontais nas cores vermelho, azul e branco, cores tradicionalmente usadas desde os tempos de Artigas, não apenas na Província Oriental, mas também em outras províncias da Região do Rio Platense. Trazendo escrita a frase "libertad o muerte", o objeto estava presente no dia do fato ocorrido.

Quanto a relação entre a data de produção da imagem e o Fato Histórico representado nela, a Independência do Uruguai se deu no dia 25 de Agosto de 1825, e a pintura foi finalizada no ano de 1877 (52 anos depois da consolidação da Independência).

A ideia da pintura é passar para nós uma imagem feita de acordo com a visão do autor de como aconteceu a Independência do Uruguai, usando dos depoimentos dos sobreviventes daquele dia histórico tão importante na vida do povo daquele país, e também serve de Fonte Histórica para ser trabalhada e estudada pelos Educadores nas Escolas.


  1. PLANO DE AULA
  1. Serie: 7º ano.
  2. Tema: A Independência e seu impacto na vida da população.
  3. Objetivos: Reconhecer as concepções dos alunos sobre a liberdade e criar nestes o interesse nas fontes históricas, fazendo com que por meio destas eles possam investigar a influencia da participação popular no processo de emancipação, além disso, que venham a entender os acontecimentos econômicos, políticos e sociais que ainda impactam em nosso meio. Desta forma, eles poderão aprender a valorizar a luta e a diferença de todos os povos, e principalmente reconhecer sua atuação como sujeitos presentes em uma comunidade que podem e devem fazer parte da história de onde vivem.  
  4. Metodologia: A partir das imagens fornecidas da Independência do Brasil e Uruguai, os alunos deverão pesquisar sobre o tema para obter um conhecimento mais amplo da matéria. Individualmente deverão elaborar uma síntese com os principais tópicos absorvidos pelo conhecimento adquirido durante o desenvolvimento da matéria. Em grupos de 4 a 5 pessoas, irão discutir sobre o material que reunirão individualmente e apresentar para toda a turma de forma livre e criativa o que entenderam sobre o tema. Desta forma o aluno poderá observar, interagir, comparar, estabelecer relações, ouvir, falar, propor hipóteses e experimentar novas atividades que lhe proporcionem mais conhecimentos. Observação: a matéria será introduzida e explicada antes de serem aplicadas todas as tarefas.
  5. Avaliação: Todo este processo será avaliado individualmente de acordo com as pesquisas individuais e a interação e participação no grupo, devendo desta forma fazer com que todos os alunos contribuam com o trabalho em equipe.
  6. Bibliografia: www.portaleducacao.com.br e https://novaescola.org.br.

  1. CONHECIMENTO E LINGUAGEM VISUAL

A obra de Peter relaciona história e imagem. O autor de A Testemunha Ocular é contra o uso das imagens para apenas concluir o que já havia sido provado através de outros tipos de fontes, como documentais, escritas e etc.

Burke se posiciona a favor do uso de figuras, fotografias e imagens em geral para se contar a história. Ele julga tão importante o uso desta ferramenta quanto o uso de fontes documentais e orais.

Burke considera que as imagens são mais que apenas evidências dos acontecimentos, e sim a própria história, devido às formas e objetos que se faziam presente nas pinturas. As influencias da época, impressas nas imagens através do olhar do artista é historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (378.1 Kb)   docx (220.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com