TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS NA BANDA ORIENTAL DA GUANABARA E O PAPEL DA IMPRENSA NO SÉCULO XIX

Por:   •  23/6/2022  •  Artigo  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 5

TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS NA BANDA ORIENTAL DA GUANABARA E O PAPEL DA IMPRENSA NO SÉCULO XIX

¹ Juan da Silva Lemos (IC-UNIRIO)

² Profa. Dra. Susana Cesco (Orientadora)

1 – Departamento de História; Escola de História; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2 – Departamento de História; Escola de História; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Apoio Financeiro: UNIRIO

Palavras-chaves: Periódicos; Baía de Guanabara; Urbanização; Agricultura.

Introdução

Nosso projeto “Rios, terras e ideias de desenvolvimento na banda oriental da Baía de Guanabara no século XIX” se desenvolve a cerca os processos de transformações ambientais de uma região em particular dentro do estado do Rio Janeiro: a banda oriental da Baía de Guanabara, região que atualmente compreende as cidades de Niterói, São Gonçalo e parte de Itaboraí.

Objetivos

A pesquisa parte analise da História Ambiental da região, utilizando como recorte temporal o século XIX. Consideramos como todas as alterações ambientais e o uso dos recursos naturais, como as terras e os rios, impactam diretamente nas dinâmicas da sociedade, da economia e história locais, articulando a construção das identidades urbanas e rurais, desenvolvimento econômico e territorialidades a partir da relação sociedade-economia-meio ambiente.

Embora tenhamos como foco a análise de eventos relacionados à Banda Oriental, devemos considerar outros fatos condicionantes e relevantes em tais como: a relação política, econômica e social dessa região em especifico com a cidade do Rio de Janeiro, do outro lado da baía, a qual neste período do século XIX era sede da Corte Imperial, considerando como esses eventos foram recebidos nessa região e qual o impacto causado dentro do contexto relacionado a História Ambiental.

Metodologia

Parte dos dados, interpretações, relatos memorialísticos que analisaremos estão relacionados a imprensa e como esses veículos retratavam os recursos da região, como os rios. Analisando todos os periódicos em circulação durante os anos do século XIX na região, ou de áreas circunvizinhas, como da própria cidade do Rio de Janeiro, e pode-se perceber como suas estruturas rurais foram sendo alteradas para atender os anseios da urbanização e do desenvolvimento.

Todo trabalho que está sendo desenvolvido é colaborativo, através da alimentação de uma pasta virtual e que envolve outros estudantes de Iniciação Científica. Inicialmente, eu fiquei responsável por pesquisar como periódicos disponíveis no acervo digital da Biblioteca Nacional retratavam a região durante esse período, observar como se desenvolveu a ocupação e a urbanização da região, como esse processo de urbanização da Banda Oriental se relacionou com a cidade da Corte e como o meio ambiente da região foi significado e ressignificado ao longo do anos do século XIX com atenção aos seus usos.

O ponto de partida foi uma imersão dentro da História Ambiental a partir de leitura de textos que tratavam da história ambiental e agrícola, com temas diversos e abordando outras regiões e recortes temporais diversos, além de textos que se aprofundavam na metodologia a qual utilizaremos.

Devido a necessidade do isolamento devido a Pandemia de COVID-19, as reuniões virtuais foram essenciais para o andamento do projeto de pesquisa, após a fase de socialização com o tema da História Ambiental, entraríamos na fase de divisão das tarefas de pesquisa, através da visita aos diversos acervos virtuais, para nos familiarizarmos com a forma nas quais estas são catalogadas, o método de busca através das palavras-chaves e para seguirmos para a iniciarmos o levantamento de fontes para posterior analise.

Resultados

Nos limitamos a busca nos acervos digitais disponíveis, como os da IHGB, Biblioteca do Senado Federal, e a Biblioteca Nacional. A pesquisa dentro do acervo da Biblioteca Nacional foi dividida em vista da vasta quantidade de publicações. De acordo com o projeto inicial e ao programa de trabalho designado, me coube pesquisar no setor de periódicos da Biblioteca Nacional, que se encontram disponíveis em seu sitio eletrônico fazendo uso de palavras-chaves, solitárias ou em grupos, obtendo em torno de mais de 15.000 (quinze mil) resultados dentro da busca em jornais no recorte temporal do século XIX, sendo salvos para posterior fase da análise documental. A metodologia adotada para pesquisa, que considera a especificidade temática, histórica e social auxiliou na seleção dessas palavras. Dentro dos arquivos, o trabalho de pesquisa iniciou com a escolha em qual parte do acervo seria visitada, em meu caso, a seção dos periódicos, depois e o recorte temporal era necessário, nesse caso todo acervo disponível para o século XIX, última etapa é a busca com o uso das palavras-chaves, de forma soltas ou combinadas, atento para as possíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com